Cartilha orienta calouros do campus Saúde com deficiência

Com objetivo de acolher e orientar os calouros do campus Saúde da UFMG com deficiência, a equipe do projeto de extensão “Promoção da inclusão social e da acessibilidade de pessoas com deficiência no Campus Saúde/UFMG” produziu uma cartilha.

Andressa MarquesA iniciativa foi da aluna do 6º período do curso de Nutrição, Andressa Regina Marques. Ela ressalta que ser aluno com deficiência em uma sociedade capacitista e com falta de acessibilidade é um desafio diário e destaca que estar na UFMG é uma grande conquista e a continuação da luta a favor da inclusão. “Os alunos com deficiência que estão entrando agora nesse universo precisam entender que não estão sozinhos. Locais já foram adaptados, o assunto já virou pauta em todos os setores da UFMG e as conquistas estão vindo. Acolher esses estudantes é também evitar a evasão que infelizmente ainda acontece e informar com essa cartilha as ferramentas que todos podem usar independente da deficiência. Incluir é responsabilidade de todos e as informações são de suma importância para o sucesso da vida acadêmica”, enfatizou Andressa.

Coordenado pela professora e diretora da EEUFMG, Sônia Maria Soares e idealizado pela servidora técnico-administrativa da secretaria geral Fernanda Costa Silva, o projeto pretende difundir uma cultura de inclusão social no espaço acadêmico e nos diferentes serviços de saúde do Campus Saúde buscando sensibilizar estudantes, professores e o público em geral, para uma interação positiva com as pessoas com deficiência; desenvolver estudo sobre o conceito de desenho universal e sua aplicabilidade na construção do mapa de risco em diferentes espaços do Campus. “A proposta pode contribuir com a implantação de política de inclusão social das pessoas com deficiência, eliminação de barreiras físicas, psicológicas e de comunicação, promovendo, assim, as condições adequadas para garantir sua inserção real e virtual no ambiente acadêmico”, ressalta Fernanda Costa.

O projeto conta também com a participação das professoras Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Sônia Nunes Viana, dos servidores técnico-administrativos Tamara Carneiro Medeiros de Souza, Ismael Isac Pereira Pinto e Jailton Roberto Guimarães e das bolsistas Andressa Marques e Vitória Melo.