Palestra aborda protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar

Patrícia JaimeNo dia 20 de abril, às 19 horas, a professora da Universidade de São Paulo, Patrícia Constante Jaime, ministrará uma palestra com o objetivo de apresentar os protocolos de orientações destinados aos profissionais de saúde para compreensão e uso do Guia Alimentar para a População Brasileira junto a adultos e idosos. Promovido pelo Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG), o evento será transmitido pelo canal do YouTube da Escola de Enfermagem da UFMG.

A professora do Departamento de Nutrição da EEUFMG, Aline Cristine Souza Lopes, líder do GIN, explica que a má alimentação lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo e que a melhoria nas condições de alimentação da população pode prevenir a morbimortalidade por doenças crônicas. “Assim, investir em ferramentas que apoiem os profissionais de saúde na implantação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira é prioridade do Ministério da Saúde”.

Ela destaca, ainda, que protocolos em saúde são instrumentos que reúnem orientações sistematicamente desenvolvidas com base em evidências científicas, com a finalidade de aprimorar a atenção à saúde e a organização de serviços. "Esses protocolos de orientações para uso das recomendações do Guia Alimentar para adultos e idosos visam contribuir para a qualificação do trabalho dos profissionais e equipes de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como apoiar a disseminação das recomendações para uma alimentação adequada e saudável”, ressalta.

O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.