Biblioteca Universitária retoma treinamentos online

periodicos ufmgSerão retomados, neste mês de março, os treinamentos online da Biblioteca Universitária, que tiveram início em agosto do ano passado. O primeiro treinamento será na quinta-feira, 4, a partir das 10h, e terá como foco as estratégias de busca e uso do Portal de Periódicos da Capes.

A princípio, serão abordadas as etapas de procura da informação – ressaltando as estratégias, recursos e instrumentos de pesquisa – e apresentados os caminhos mais viáveis para bases de dados, repositórios e demais fontes de informação científica. Em seguida, serão apresentadas orientações para acesso ao Portal e instruções de busca por periódicos, livros e bases de dados. O mesmo treinamento também será oferecido no dia 18, às 14h.

A segunda apresentação está agendada para o dia 8, às 11h, e terá como tema o acesso aos e-books assinados pela UFMG. Serão apresentadas as plataformas disponíveis e as áreas de conhecimento cobertas. Também será mostrado o passo a passo para acessá-las e para fazer a busca por e-books no âmbito de cada uma delas e no catálogo online da UFMG. Todo esse conteúdo voltará a ser apresentado nos dias 16 e 31, às 14h e às 17h, respectivamente.

A criação de referências bibliográficas de forma automática pelo gerenciador Mendeley também está na pauta do treinamento. A apresentação sobre esse tema será feita no dia 26, às 10h. Haverá uma breve explicação sobre as normas da ABNT para citação e referências e sobre os gerenciadores bibliográficos. Também será descrito o mecanismo de organização de documentos e o uso do aplicativo Word para criar citações e referências automáticas.

As apresentações são organizadas pela equipe do setor de apoio aos usuários do Portal Capes na UFMG. Todas as apresentações serão transmitidas no canal do Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube, onde ficarão disponíveis. Não é necessária inscrição prévia, e a emissão de certificados estará condicionada à assinatura da lista de presença.

Mais informações podem ser obtidas pelo email setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo Skype Suporte à Pesquisa UFMG.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)