Calendário

Abril 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Ensino presencial na pandemia: fórum discutirá experiências da área de saúde

WhatsApp Image 2021 02 23 at 10.49.45

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, das 16h às 18h, será realizado o 16º Fórum on-line do Programa Integração Docente. O evento tratará das Experiências de ensino presencial durante o ensino remoto emergencial (ERE) na graduação UFMG. O encontro será no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube e terá tradução em Libras.

O ensino remoto emergencial foi adotado institucionalmente na UFMG, em agosto de 2020, como regime substituto das aulas presenciais durante o período da pandemia de covid-19. No entanto, pelas suas características, algumas disciplinas práticas da área da saúde foram ministradas de forma presencial. Isso exigiu esforços coletivos de docentes, estudantes e da instituição para fazer as adequações de segurança, assim como as mudanças pedagógicas apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem.

Três professoras da UFMG vão compartilhar suas experiências: Carolina Nemésio, da Faculdade de Odontologia, Fabíola Baroni, da Escola de Enfermagem, e Janaína Matos, da Faculdade de Medicina. Elas falarão sobre três cenários de ensino: a clínica odontológica e a experiência mais recente do formato semipresencial no laboratório de materiais dentários, a relação com os centros de saúde e a relação com hospital/internato.

O Fórum também terá a participação de um convidado especial, o médico infectologista e pesquisador Valdes Bollela, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. Ele ministrará palestra sobre as possibilidades e limites do ensino presencial na graduação no contexto de pandemia.

A série
Os fóruns on-line foram criados como espaço de interlocução com a comunidade universitária para discussão e reflexões sobre o ensino de graduação no contexto de pandemia. Eles são gravados e podem ser acessados no site do Programa Integração Docente.

(Com Assessoria de Comunicação da Prograd)