Calendário

Março 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

UFMG aprova calendário escolar de 2021

Reunido nesta quinta-feira, dia 18, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o calendário escolar da UFMG para o ano de 2021. O primeiro período letivo começará em 17 de maio e terminará em 13 de setembro. Um mês depois, no dia 13 de outubro, começa o segundo período, que se encerrará em 25 de fevereiro de 2022, perfazendo 200 dias de atividades didáticas.

De acordo com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o calendário foi construído por consenso pelos conselheiros do Cepe, com base em proposta elaborada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). “É importante registrar que, com o término da vigência do decreto de emergência pública, não é mais possível manter a mesma carga horária com menos dias letivos, como ocorreu até dezembro de 2020. Com isso, as universidades têm a obrigação de ofertar 100 dias letivos por período”, esclarece.

O primeiro período letivo de 2021 terá início 46 dias após o término do segundo período de 2020, marcado para 31 de março. “Esse intervalo é necessário para que seja possível alinhar o cronograma do Sisu com o processo de registro acadêmico na UFMG”, pontua o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Ao se debruçar sobre a proposta, o Cepe também levou em consideração o anseio da comunidade acadêmica de contar com um intervalo de quatro semanas entre um período letivo e outro e com o recesso de Natal e Ano-novo e a própria demanda de regularização do calendário. “É muito importante para a comunidade que o calendário se ajuste o mais rapidamente possível ao padrão histórico da UFMG. Em 2022, ainda haverá algum atraso, mas isso será absorvido ao longo do ano”, afirma a reitora.

Outras datas
Conforme a resolução que aprovou o calendário escolar, os recessos referem-se apenas às atividades didáticas. A decisão do Cepe também determinou que, em razão da Semana do Conhecimento, não sejam realizadas atividades de avaliação nos cursos de graduação nos dias 18 e 19 de outubro e no período de 25 a 29 de outubro.

O calendário de 2021 inclui as datas das próximas edições dos festivais de Verão (4 a 11 de março) e de Inverno (23 a 37 de julho) e da Mostra Sua UFMG (1º a 5 de março). Uma novidade é a incorporação das atividades do Programa Integração Docente, lançado no ano passado para fazer frente às necessidades do ensino remoto emergencial. No dia 17 de maio, data em que se inicia o primeiro semestre letivo de 2021, está prevista a realização do Seminário Semestral Integração Docente.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)