Escola de Enfermagem disponibiliza síntese de dados numéricos gerados pelo sistema MonitoraCovid UFMG

A cada duas semanas, o Comitê Local de Enfrentamento do Covid-19 da Escola de Enfermagem da UFMG vai divulgar, neste link, a síntese dos dados numéricos gerados pelo sistema de monitoramento de casos de covid-19 nos ambientes da UFMG (MonitoraCovid UFMG). O objetivo do programa é possibilitar a identificação precoce de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, de forma a evitar a circulação das pessoas nos espaços da Universidade e rastrear seus contatos, em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DRI), em parceria com o Hospital das Clínicas, com a Faculdade de Farmácia e com a rede de laboratórios da UFMG de testagem da covid-19.

A coordenadora do Comitê e vice-diretora da EEUFMG, professora Simone Cardoso Lisboa Pereira, explica que quanto aos dados sensíveis (nominais), serão enviados pela coordenação do Comitê Central da UMG, para providências e encaminhamentos de monitoramento e controle de surtos (suspensão de atividades, informações dos e aos contatos, entre outros).

Confira aqui a síntese dos últimos 14 dias da data de geração do relatório (8/2/2021).

Como funciona o MonitoraCovid
Sempre que forem atuar em algum dos campi da Universidade, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos devem entrar no sistema minha UFMG e preencher o questionário de autoverificação de sintomas. Caso necessário, a pessoa será encaminhada ao serviço remoto de assistência TeleCovid. Além do autocuidado, estará contribuindo para o levantamento de informações que orientarão medidas para controle de surtos nas unidades acadêmicas e em toda a Universidade. Confira aqui mais detalhes sobre o sistema.