Escola de Enfermagem faz parceria com Instituto Mário Penna no programa Jovens Gestores

O Instituto Mário Penna, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG, lançou na última segunda-feira, 4, o programa Jovens Gestores, que tem como objetivo capacitar estudantes para atuarem em cargos de gestão nas instituições de saúde.

Jovens Gestores fotoO programa oferece oportunidade para alunos que estejam no último período ou até um ano e meio de formado no curso de Gestão de Serviços de Saúde. As selecionadas neste primeiro processo seletivo foram a estudante Ludmila Merces de Miranda e a egressa Maria Aparecida do Nascimento. O professor Roberto Gonzales Duarte será o responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto.

O momento de início do trabalho delas foi marcado por uma reunião que contou com a participação de representantes da EEUFMG, gerentes, diretores e presidente do Instituto Mário Penna.

O Gerente de Gestão de Pessoas do Instituto Mário Penna, Guilherme Machado, explica que as novas colaboradoras atuarão em todas as áreas do Instituto diretamente com os gestores, incluindo a Diretoria Assistencial Hospitalar e a Presidência. “Elas irão participar de reuniões
para acompanhamento de atividades gerenciais, bem como, elaborar relatórios de gestão, assessoria à Presidência e às Diretorias nas questões práticas da rotina de trabalho, preparação dos documentos, analisar as informações que subsidiem tomadas de decisão, acompanhamento de consonância entre os indicadores monitorados e das diretrizes institucionais, minimizando possíveis desalinhamentos e atividades correlatas nos setores de atuação”.

A diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, enfatizou que é uma parceria extremamente importante com esta instituição já reconhecida e historicamente respeitada. “Oferece aos jovens gestores um processo de formação e qualificação que vai orientar a prática e acelerar o desenvolvimento de alguns desafios que enfrentarão ao longo da carreira. As demandas decorrentes deste projeto serão desenvolvidas com suporte técnico e acadêmico, contribuindo para o enfrentamento de diferentes questões do ponto de vista gerencial. Estamos honrados, o curso de Gestão está abrindo portas, será uma grande contribuição para os gestores de serviços de saúde”.

A coordenadora do Colegiado de graduação em Gestão de Serviços de Saúde, professora Sônia Maria Nunes Viana, enfatiza que essa oportunidade abre portas para o conhecimento, da ciência e da gestão. “É uma parceria muito importante em um momento difícil que o país está enfrentando. Isso é muito gratificante. Essa troca de experiências vai ser fundamental para todos”.

Durante a reunião, Ludmila Miranda e Maria Aparecida falaram sobre a importância do projeto. “É uma oportunidade muito grande. Um projeto como esse faz os olhinhos da gente, como estudante, brilharem. Fiquei muito admirada com a instituição. Quero contribuir e, mais que isso, aprender muito aqui”, disse Ludmila. “É um divisor de águas para o meu curso, será um elo entre a teoria e a prática”, complementa Maria.

(Com Comunicação e Marketing do Instituto Mário Penna)