Projeto Telenfermagem realiza treinamento para os alunos do 9º período de Enfermagem

O Projeto Telenfermagem da EEUFMG / Programa Nacional de Telessaúde realizou no dia 03 de Agosto um treinamento por meio de videoconferência, com a participação de 8 pontos de conexão, sobre as ações e ferramentas do Telenfermagem, para os alunos do 9º período da Graduação em Enfermagem da UFMG, que estão cursando a disciplina obrigatória “Estágio Curricular I” também conhecida como “Internato Rural e Metropolitano”.

A palestra foi ministrada pela professora e subcoordenadora do Projeto Telenfermagem, Solange Godoy e pela aluna e bolsista de extensão, Danielle Siqueira, que explicaram sobre a história, objetivos e ferramentas desse projeto. Elas informaram sobre o calendário de videoconferências que acontecem, quinzenalmente, nas quartas-feiras e possuem os temas pré-definidos conforme sugestões das Unidades Básicas de Saúde.

Imagem 3 videoA aluna Danielle Siqueira e a  equipe de Suporte Técnico do NUTEL/MG

Além disso, abordaram sobre as teleconsultorias, que podem ser solicitadas a qualquer momento pelos alunos do Internato Rural e Metropolitano da EEUFMG e profissionais da equipe da ESF, que atuam nos municípios cadastrados pelo Programa Nacional de Telessaúde, por meio de login e senha no site do Telessaúde: www.medicina.ufmg.br/cetes.

O treinamento também contou com a participação da equipe de Suporte Técnico do NUTEL/MG, que explicou sobre o cadastro individual dos alunos para que possam solicitar as teleconsultorias no site do Telessaúde e o passo a passo para essa solicitação, mostrando, por exemplo, a forma correta de preenchimento do formulário de teleconsultoria.

Durante o encerramento da palestra, a professora Solange ressaltou a importância do Projeto Telenfermagem como iniciativa de educação permanente à distância para os profissionais de enfermagem, bem como a necessidade de incorporá-lo no processo de trabalho, colaborando, assim, para uma melhoraria na prestação da assistência e capacitação dos profissionais.