Dezembro 2020
28
29
30
31

Professora Deborah Malta está entre os cientistas da UFMG mais citados do mundo em 2019

A professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, Deborah Carvalho Malta, faz parte da lista dos 39 pesquisadores da UFMG entre os 100 mil mais citados em 2019, segundo o levantamento “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, publicado no periódico americano Plos Biology no dia 16 de outubro. A pesquisa foi realizada utilizando a base de dados Scopus.

O trabalho contém duas análises: os cientistas mais influentes ao longa da sua carreira e os cientistas mais influentes em 2019. Quando são considerados cientistas mais influentes do mundo ao longo da carreira, a UFMG tem 28 professores e pesquisadores entre os 100 mil cientistas mais influentes.  Seiscentos pesquisadores de instituições brasileiras integram a lista global, 47 deles de Minas Gerais.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Mário Montenegro Campos, os autores lançaram mão, neste trabalho, da métrica mais comum quando se busca apurar a influência dos cientistas, que é a de citações de produções científicas em trabalhos de outros autores. Campos lembra que a Scopus é uma das bases de dados mais importantes no campo das publicações científicas e que levantamentos que tomem por referência outras bases terão como resultado, certamente, números e listas diferentes.

deborah Malta TV UFMGEm entrevista à TV UFMG, a professora fala sobre a importância de coletar dados sobre saúde pública. Assista aqui.

A professora Deborah Malta, que tem diversas publicações nos temas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inquéritos populacionais, análises de fatores de risco, estudos em mortalidade, avaliação em saúde e outros, ressalta a importância desse reconhecimento. “O ranking aumenta nossa responsabilidade, no sentido de avançar na ciência e na geração do conhecimento. Muito importante saber que as pesquisas que publicamos podem influenciar políticas públicas, mostrando as desigualdades sociais e a busca da equidade em saúde. Assim, inspirar alunos e pesquisadores na busca de respostas que possam melhorar a vida das pessoas é desafiador”.

A diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, parabenizou a professora Deborah pela dedicação e o desempenho exemplar na produção do conhecimento na área da saúde. "Muito nos orgulha, como docente da Escola de Enfermagem, receber a notícia da inclusão do seu nome na lista dos cientistas e pesquisadores mais influentes da atualidade. Parabéns pela qualidade das produções científicas realizadas".

Pesquisadores da Universidade na lista dos mais influentes de 2019 (por ordem alfabética dos sobrenomes)
Fabrício Benevenuto | ICEx // Heloisa Beraldo | ICB // Alexander Birbrair | ICB // Luiz Gustavo Cançado | ICEx // VirginaCiminelli | Engenharia // Maria Isabel Toulson Correia | Medicina // Fernando de Oliveira Costa | Faculdade de Odontologia // Anderson Dias | ICEx // Daniel Cunha Elias | ICEx // Paula Cabral Eterovick | ICB* // Geraldo Wilson Fernandes | ICB // Roberto B. Figueiredo | Engenharia // Adriana Silva Franca | Engenharia // Luiz Renato França | ICB // Frédéric Frézard | ICB // Karina B. Gomes Borges | Faculdade de Farmácia // Ricardo Santiago Gomes | Odontologia // Ado Jorio | ICEx // Antonio A.F. Loureiro | ICEx // Leandro Malard Moreira | ICEx// Deborah Carvalho Malta | Escola de Enfermagem // Alexandra A.P. Mansur* | Engenharia // Herman Sander Mansur | Engenharia // Ary T. Oliveira-Filho | ICB // Luiz Carlos Alves Oliveira | ICEx // Fabiana L. Del Rei Passos | Engenharia // Sérgio Danilo Pena | ICB // Fernando M. Q. Pereira | ICEx // Antonio Eduardo Clark Peres | Engenharia // Marcos A. Pimenta | ICEx // Antonio Luiz P. Ribeiro | Medicina // Renato de Lima Santos | Escola de Veterinária // Robson A. Souza Santos | ICB // Nelson Renato França Alves Silva | Odontologia // Tarcília Aparecida Silva | Odontologia // Ana Cristina Simões e Silva | Medicina // Britaldo S. Soares-Filho | Instituto de Geociências // Brian V. Street* | FaE // Mauro Martins Teixeira | ICB // Luiz F. M. Vieira | ICEx // SilverioVisacro | Engenharia

Pesquisadores da UFMG que integram a lista sob a perspectiva de carreira (por ordem alfabética dos sobrenomes)
Jussara M. Almeida | Instituto de Ciências Exatas (ICEx) // Virgilio Almeida | ICEx // Heloisa Beraldo | Instituto de Ciências Biológicas (ICB) // Francisco Cardoso | Faculdade de Medicina // EglerChiari | ICB // VirginaCiminelli | Escola de Engenharia // Anderson Dias | ICEx // Ronald Dickman | ICEx // Paula Cabral Eterovick | ICB* // Geraldo Wilson Fernandes | ICB // Teresa Cristina de Abreu Ferrari | Medicina // Roberto B. Figueiredo | Engenharia // Frédéric Frézard | ICB // Ado Jorio | ICEx // José Roberto Lambertucci | Medicina // Herman Sander Mansur | Engenharia // Gilberto Medeiros-Ribeiro | ICEx // Ary T. Oliveira-Filho | ICB // Sérgio Danilo Pena | ICB // Fernando M. Q. Pereira | ICEx // Antonio Eduardo Clark Peres | Engenharia // Andy Petroianu | Medicina // Marcos A. Pimenta | ICEx // Antonio Luiz P. Ribeiro | Medicina // Renato de Lima Santos | Escola de Veterinária // Robson A. Souza Santos | ICB // Brian V. Street* | Faculdade de Educação (FaE) // Mauro Martins Teixeira | ICB // SilverioVisacro | Engenharia
* Paula Eterovick, graduada e doutora pela UFMG, hoje professora da PUC Minas, publicou trabalhos com grupos do ICB; o antropólogo britânico Brian Street, vinculado ao King’sCollege, publicou em associação com pesquisadores da Faculdade de Educação, principalmente.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)