Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Novembro Diabetes Azul será marcado por dois webinários

imagens sbd Novembro Diabetes AzulEm alusão ao Novembro Diabetes Azul, serão realizados dois webinários nos dias 25 e 27 de novembro, às 19 horas, no canal do YouTube da Escola de Enfermagem da UFMG. Este ano, o tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes foi: “Enfermeiros: Fazem a Diferença Contra a Diabetes”.

Os eventos, organizados pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Heloísa de Carvalho Torres, tem como objetivos esclarecer sobre os aspectos da educação em diabetes, a aplicação da educação e ao empoderamento em geral de usuários, de cuidadores familiares, de profissionais e de pesquisadores.

No dia 25, será abordado o “Guia Prático para cuidador familiar de pacientes com diabetes em hemodiálise”, com a participação da professora Heloisa Torres e das enfermeiras e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em EnfermagemViviane Jardim e Samantha Vieira. No dia 27, a professora Heloísa Torres, e as enfermeiras e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEUFMG, Laura Nunes, Jessica Santos e Joseane Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, falarão sobre os desafios da Enfermagem na educação em diabetes em tempos de pandemia.

Os eventos são gratuitos, abertos ao público, com certificado e sem necessidade de inscrição prévia.
Dia Mundial de Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

O tema da campanha deste ano tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o papel crucial que os enfermeiros desempenham no apoio e vigilância das pessoas que vivem com a diabetes.

Projeto Empodera
O projeto de pesquisa Empodera, desenvolvido pela Escola de Enfermagem, Faculdade de Letras, Faculdade de Farmácia e Instituto de Ciências Exatas da UFMG, objetiva entender e propor soluções para melhorar a qualidade de vida dos usuários do sistema de saúde que têm condições crônicas como diabetes.“Pessoas com essa condição precisam ser capazes de cuidar bem de si mesmas, fazendo escolhas que ajudem no tratamento da sua condição. Com o resultado de suas pesquisas, o Empodera forma alunos e profissionais de saúde que, por sua vez, atuam como agentes de mudanças na sociedade multiplicando esses resultados. Essa multiplicação é feita de diversas formas: por meio de visitas domiciliares, educação em grupo e com o uso de dispositivos móveis. Ao utilizarmos tecnologias que nos permitem dialogar com os usuários do Sistema de Saúde, podemos compreender melhor como eles convivem com suas condições de saúde e ajudá-los nessa caminhada”, explica a professora Heloisa Torres.