Calendário

Janeiro 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Disponíveis orientações para matrículas em formações transversais

As orientações sobre matrícula e a relação das atividades das Formações Transversais (FTs) que serão ofertadas remotamente no segundo período letivo de 2020 já estão disponíveis para consulta. Os estudantes de graduação da UFMG poderão fazer a solicitação durante a terceira fase da matrícula, nos dias 1º e 2 de dezembro, quando também ocorre a matrícula em atividades de formação livre (núcleo geral), por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro.

Para os estudantes de pós-graduação, o requerimento de matrícula nas atividades acadêmicas curriculares de Formação Transversal da Graduação deve ser preenchido e enviado, até 7 de dezembro, por meio do e-mail institucional do estudante (@ufmg.br), para a secretaria das Formações Transversais (transversal@prograd.ufmg.br). O requerimento de matrícula em atividade acadêmica eletiva deve estar assinado pelo orientador do pós-graduando e pode ser acessado neste link. Nesse caso, o resultado será divulgado até o dia 11 de dezembro.

As informações para o público externo que desejar cursar as disciplinas como isoladas serão divulgadas posteriormente no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Mais informações podem ser solicitadas na Secretaria das Formações Transversais pelo telefone (31) 3409-6590 ou pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br

As formações
As Formações Transversais são estruturas de formação complementar cujas atividades acadêmicas curriculares constituintes se articulam por meio de temáticas de interesse geral, visando a incentivar a constituição de espírito crítico e de visão aprofundada em relação a grandes questões do país e da humanidade. O sistema de FT é aberto a estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.

A UFMG oferece 10 Formações Transversais: Saberes Tradicionais, Divulgação Científica, Relações Étnico-raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira, Culturas em Movimento e Processos Criativos, Direitos Humanos, Empreendedorismo e Inovação, Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI, Acessibilidade e Inclusão e Estudos Internacionais.

A descrição resumida de cada FT ofertada atualmente pode ser consultada neste catálogo.
(Com Assessoria de Comunicação da Prograd)