Calendário

Janeiro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Crescimento da população idosa exige atenção do novo prefeito de BH

idososOs idosos já representam 14% da população brasileira com tendência de crescimento nos próximos anos, o que exige atenção especial em relação às políticas e iniciativas públicas para essa faixa da população. O tema foi tratado em episódio da série Vote com ciência, da Rádio UFMG Educativa, pela professora e diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Maria Soares. Ouça aqui.

“Se nossos candidatos não estiverem alinhados com a perspectiva de entender que a população envelhece, que ela precisa de atenção diferenciada nesse sentido, nós podemos daqui a um tempo ter que cuidar de pessoas idosas muito adoecidas”, avalia a professora que é também coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano da UFMG.

Para Sônia Soares, que atuou durante dez anos no Conselho Municipal do Idoso, a saúde mental também precisa ser foco de atenção, especialmente com o isolamento social e a pandemia de covid-19, que acentuaram ainda mais esse problema entre essa parcela da população. Ela destaca que o novo prefeito ou prefeita de BH precisa pensar em políticas voltadas para melhoria da acessibilidade da cidade e combate à violência contra o idoso.

Vote com ciência
Na série Vote com ciência, que está sendo produzida pela Rádio UFMG, a cada episódio, um pesquisador da Universidade aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, as políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas.

O programa já tratou de temas como Sistema Único de Saúde (SUS), educação infantil, população em situação de rua , segurança pública e políticas para o turismo na capital mineira.

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.