Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ebserh promove workshop no HC para implementar técnica inovadora na solução de problemas em saúde

logodtsus2Sabe aquele problema que não sai da sua cabeça e você não consegue solução? Agora imagine uma abordagem em que você consiga enxergá-lo de diferentes formas e propor soluções inovadoras mais facilmente. Na Rede Ebserh, isso é possível com a implementação do Design Thinking, um tipo de abordagem que considera diferentes perspectivas, pontos de vista complementares, explora novos contextos e olha para todos os aspectos contraditórios do problema em busca de soluções.

De 23 a 26 de novembro, o Hospital das Clínicas da UFMG, vinculado à Rede Ebserh, recebe o workshop, que será online. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 6 de novembro (acesse a página do projeto). A primeira edição do Design Thinking foi realizada em Brasília no início do ano.

Podem participar estudantes e professores de todos os cursos da UFMG, profissionais do HC e profissionais de saúde vinculados às Unidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS) que sejam conveniadas ao hospital. Serão oferecidas 42 vagas para o workshop, sendo que sete delas serão destinadas ao HC-UFMG.

Para a participação nos workshops, serão formados grupos com a composição definida pela organização com o objetivo de promover uma participação heterogênea com relação à experiência profissional e formação acadêmica dos participantes.

De acordo com o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio, os workshops fazem parte de um conjunto de iniciativas que a instituição tem promovido, visando o fortalecimento do ambiente de inovação organizacional. “Temos buscado aperfeiçoar ainda mais nossos processos, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos na rede. Todos ganham com essa iniciativa, que reflete na assistência, na gestão e no apoio ao ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Inscrições e edital: acesse a página do projeto.

Abordagem inovadora
O Design Thinking é a abordagem centrada no ser humano para a inovação e solução de problemas complexos, que se baseia num conjunto de metodologias para integrar as necessidades das pessoas às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios.

Ele considera diferentes perspectivas, pontos de vista complementares, explora novos contextos e olha para todos os aspectos contraditórios do problema, em busca de soluções. Essa iniciativa se dá por meio do Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), viabilizado por meio de parceria entre o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS)

No Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do qual participam hospitais da Rede Ebserh, o objetivo é incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação, além de estimular estudantes, professores e profissionais da área da saúde e de outras áreas (Comunicação, Marketing, Tecnologia da Informação, Negócios, entre outros) a desenvolverem projetos inovadores que visem o fortalecimento do SUS e a melhoria da assistência à saúde. Portanto, pelo projeto, foram incluídas atividades nos hospitais da Rede Ebserh, ampliando o alcance dos resultados pretendidos originalmente pelo MS.

Além do workshop de Brasília e de Belo Horizonte, haverá ainda um encontro em Curitiba, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR/Ebserh) em data a ser definida.

(Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG com Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh)