Calendário

Maio 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Monitoramento do ensino remoto emergencial será discutido em Fórum on-line

integracao docente2Na próxima sexta-feira, 30 de outubro, às 14 horas, acontece o último Fórum on-line desse semestre letivo. O evento é uma das ações do Programa Integração Docente e tratará do tema “Experiência de monitoramento no Ensino Remoto Emergencial (ERE)”. A transmissão será pelo canal do YouTube do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).

O Fórum está em sua 12ª edição e terá como convidadas as coordenadoras dos colegiados dos cursos de graduação de Psicologia, professora Erika Lourenço, de Nutrição, professora Rita Ribeiro, de Matemática, professora Jussara de Matos e de Engen haria Química, professora Érika Cristina. Elas irão compartilhar suas experiências e resultados desse monitoramento.

“Como previsto nas diretrizes para o desenvolvimento do ERE na universidade, esse se daria com intenso monitoramento nos níveis macro (gestão central), meso (colegiado) e micro (sala de aula), envolvendo professores, estudantes e técnico-administrativos em educação (TAEs)”, explica Maria Flores, da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), uma das organizadoras do evento . Para ajudar na criação das diretrizes, foram criados três grupos de trabalho (GTs), antes do início do ensino remoto para os cursos de graduação. Posteriormente, a composição dos grupos foi ampliada para constituir uma Comissão de Monitoramento envolvendo Câmara de Graduação, Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) e professoras convidadas.

Ao longo desse semestre, a comunidade se mobilizou para realizar o ERE e também foi desenvolvendo o monitoramento com ações permanentes de identificação das potencialidades, dos desafios e de ajustamentos e correções das dificuldades possíveis de serem superadas. "Essas práticas têm sido realizadas com metodologias diversas por meio de levantamento de dados, diálogos e participação com todos envolvidos no ensino remoto", conta a diretora.

Esta semana será implementada a fase 2 do monitoramento do ERE com ampla consulta aos estudantes, professores e TAEs envolvidos diretamente no ERE, por meio de questionários on-line.

Fórum
Os Fóruns acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras. Essa edição acontecerá, excepcionalmente, na sexta, devido ao recesso do Dia do Servidor Público. O próximo está previsto para o início do 2° semestre letivo de 2020. As edições anteriores podem ser acessadas no site do Integração Docente.
(
Com Prograd UFMG)