Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Trabalho sobre tratamento de dor em tempo de pandemia recebe menção honrosa em congresso nacional

Daniela Ramiro apresentaçãoO trabalho "Vídeos didáticos para tratamento de dor em tempo de pandemia: experiência de um grupo terapêutico", coordenado pela professora Célia Maria de Oliveira, recebeu menção honrosa no I Congresso Nacional de Inovação e popularização da Ciência, promovido pela UFMG. Apresentado pela aluna Daniela Ramiro, o trabalho foi um recorte do projeto de extensão Compartilhando Saberes em Dor.

De acordo com a professora Célia, os vídeos didáticos, exibidos no canal do YouTube da Escola de Enfermagem e do projeto de extensão, proporcionam um diálogo do campo acadêmico com a comunidade do sujeito em dor, ampliando as opções de tratamento, valorizando a queixa e relato de dor e trazendo para além das medidas tradicionais de tratamento, centradas no uso de fármacos, as terapias integrativas e complementares

“O contexto da pandemia possibilitou reinventar o projeto e levá-lo para além da universidade, indo até o território do paciente. Enquanto a pandemia produziu distanciamento social, o projeto fez o movimento de aproximação com o campo social do sujeito, isto é, para dentro de suas casas, de maneira segura, proporcionando um ambiente terapêutico para tratamento da dor. Foram observados nos pacientes reações positivas de coragem, ânimo e alegria, demonstrando a efetividade das ações do grupo na educação em saúde”, relata a professora.