Calendário

Setembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Trabalhos da Escola de Enfermagem são destaques na Semana do Conhecimento

Na tarde da última sexta-feira (23), foi realizada, por videoconferência, a cerimônia de encerramento da 29ª Semana do Conhecimento da UFMG, que integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020. Realizada pela primeira vez em formato virtual, a Semana contou com 11 eventos e mostras, totalizando 2.526 trabalhos apresentados, com envolvimento das diversas unidades da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros.

premiacao CemenfTrês trabalhos da Escola de Enfermagem da UFMG foram destaques: 23º Encontro de Extensão - “Homenagem ao centenário de vida de Elvira de Felice Souza: produção de um documentário”, de autoria da aluna do 7º período do curso de Enfermagem Alice Gomes Frugoli e orientação da professora Fernanda Batista Oliveira Santos; Grande Prêmio de Iniciação Tecnológica e Inovação da XXIX Semana da Iniciação Científica - "Avaliação da eficácia terapêutica de molécula antileishmanial incorporada em sistema de delivery baseado em micelas poliméricas desenvolvidas a partir de Poloxâmero P407 (Pluronic F127) contra a Leishmaniose Tegumentar em modelo murino", de autoria da aluna do 8º período do curso de Enfermagem, Raquel Soares Bandeira e orientação do professor Eduardo Antônio Ferraz Coelho, do Colégio Técnico, e o destaque no #VisualizaUFMG 2020 na pós-graduação foi do trabalho “Você sabe o que é UTI?”, de autoria da doutoranda Daniela Mascarenhas de Paula Campos, com orientação da professora Flavia Falci Ercole.

O pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Mário Montenegro Campos, observou que a demanda por atividades virtuais, em decorrência da pandemia, deu vazão a “uma interessante e radical mudança do ambiente físico para o virtual”, o que gerou "um aprendizado importante". "O sucesso da Semana foi fruto de uma ação integrada e cooperada entre as equipes de gestão da Universidade. Estamos bastante impressionados em relação ao nível e à qualidade das apresentações”, disse.

A disponibilização dos eventos no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no YouTube é, na opinião do professor, uma novidade positiva. “De alguma forma, é como eternizar as palestras e mesas-redondas”, comentou, chamando a atenção para o alto número de visualizações. A cerimônia de abertura, por exemplo, contou com cerca de 2,3 mil espectadores, até o momento. E a própria cerimônia de encerramento já foi visualizada por quase dois mil usuários até a noite desta sexta-feira, dia 23.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida considerou que a Semana foi produtiva e bem sucedida. “Isso nos enche de orgulho, e temos muitos motivos para comemorar. O evento superou os vários desafios e gerou muitas conquistas para a UFMG”, comentou. Para o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, eventos como a Semana do Conhecimento demonstram que “a universidade vive”. “Quando a UFMG vibra, a sociedade também vibra. Diante de desafios, precisamos fazer escolhas. E percebemos que, por estar do lado da ciência, da sabedoria, da cultura e das artes, a Universidade faz boas escolhas”, dissertou.

Festa do conhecimento
A pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, falou sobre os projetos premiados na 24ª Semana de Graduação. Segundo ela, as iniciativas procuram se alinhar às políticas de ações afirmativas da UFMG. “Essa premiação reforça nosso posicionamento a favor de uma educação pública, gratuita e de qualidade, assim como a noção de educação como direito”, enfatizou.

A pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, caracterizou o 23º Encontro de Extensão como “uma grande festa do conhecimento”. Ela destacou que os trabalhos premiados propõem reflexão muito profunda sobre o impacto da pandemia nas atividades de extensão. “Os autores demonstraram criatividade, capacidade de inovação e reinvenção. Ao buscarem alternativas para não interromper as atividades, foram solidários com grupos vulneráveis e comprometidos com uma sociedade justa e diversa”, orgulhou-se.

Os premiados da mostra #VisualizaUFMG 2020 foram apresentados pela professora Débora D’Ávila, diretora de Divulgação Científica. Segundo ela, a mostra proporciona visibilidade às práticas de pesquisa e extensão dos alunos – mas gera interesse também em relação ao seu processo de criação. “Criatividade, imaginação e ousadia são elementos fundamentais da ciência. A produção de material audiovisual representa uma possibilidade para falar com emoção, de uma forma diferente daquela do discurso científico”, observou.

A divulgação dos contemplados da 10ª Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos TAEs ficou a cargo da pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves. “A atividade foi uma oportunidade para que a sociedade e a comunidade universitária pudessem verificar os esforços dos servidores para a melhoria do dia a dia na UFMG”, definiu.

Visibilidade
A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Rosana Passos, falou sobre os trabalhos de destaque do 5º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), evento em que docentes e servidores sugerem ideias para a promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da UFMG. “Na Semana do Conhecimento, eles puderam mostrar seus resultados e sua evolução. Graças a esse evento, conseguimos mais visibilidade para nossas ações”, disse.

Os melhores trabalhos apresentados no 3º Encontro de Mobilidade Internacional foram divulgados pelo diretor de Relações Internacionais, Aziz Saliba. Segundo o professor, os estudantes da UFMG, ao realizarem a mobilidade em distintas partes do mundo, evidenciam que a universidade é cada vez mais universal e diversa. “Contribuímos para tornar sua formação mais rica e adequada para os desafios que o futuro nos reserva”, disse.

O pró-reitor adjunto de pesquisa, André Massensini, e a professora Ana Maria Hermeto, da Faculdade de Ciências Econômicas, apresentaram os vencedores do 10º Seminário de Iniciação Científica Júnior e da 29ª Semana de Iniciação Científica. “Houve muita mobilização nas discussões ao longo da semana, com alcance muito amplo”, comentou Massensini. “Os trabalhos premiados representaram lindamente as travessias e os desafios dos estudantes da UFMG”, disse Ana Maria Hermeto.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, listou os projetos participantes da Mostra Prae/DAC de Fomento à Criação. O objetivo foi dar visibilidade aos resultados parciais dos projetos desenvolvidos por alunos de graduação e de pós-graduação contemplados pelo Programa de Fomento à Criação Estudante da UFMG. As apresentações e processos de criação estão disponíveis no site da Semana do Conhecimento.
Os destaques das oito mostras
23º Encontro de Extensão
3º Encontro de Mobilidade Internacional
5º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa)
10ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos em Educação
24ª Semana de Graduação
10º Seminário de Iniciação Científica Júnior
29ª Semana de Iniciação Científica
#Visualiza UFMG 2020
(Com Centro de Comunicação da UFMG)