I Encontro de lideranças em Enfermagem Obstétrica discute formação e inserção de profissionais

No dia 10 de agosto, das 8h às 17h, será realizado, no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG, o “I Encontro de Lideranças em Enfermagem Obstétrica: desafios e perspectivas para a formação e inserção de Enfermeiras Obstétricas em Minas Gerais”. O objetivo é discutir, por meio de palestras e mesas redondas, a elaboração de ações em curto, médio e longo prazo para o fortalecimento da formação e inserção da Enfermagem Obstétrica nos serviços de saúde de Minas Gerais. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste endereço: https://goo.gl/forms/3bzENFGODHQlqm273.

O evento trata-se de uma iniciativa originada da realização do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Cegonha II, coordenado pela Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com outras 20 Instituições Federais de Ensino Superior. A Rede Cegonha II destina-se à formação de enfermeiras que atuam em hospitais/maternidades vinculadas. A versão atual do Curso incluirá a EEUFMG, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

“Reconhecemos certa necessidade de reduzir a distância entre a prática e o ensino, de forma que os resultados das discussões no I Encontro contribuam para a construção de uma realidade que possibilite uma melhor atuação da Enfermagem Obstétrica em Belo Horizonte e região Metropolitana, Uberlândia e Diamantina, locais onde ocorrerão os Cursos”, conta Kleyde Ventura, professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EEUFMG e coordenadora do evento.

O “I Encontro de Lideranças em Enfermagem Obstétrica” é promovido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher e Gênero da EEUFMG (NUPESMeG) e pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo-Nacional).