Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Cursos de Enfermagem e Nutrição obtêm conceito máximo no Enade

Fachada EEUFMG Os cursos de Enfermagem e Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG receberam nota 5, conceito máximo, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado em 2019. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova. Além no conceito máximo no Enade, o curso de Nutrição foi reconhecido como o melhor do Brasil.

Além de Enfermagem e Nutrição, foram avaliados os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Zootecnia. O Exame ocorre por ciclos e avalia concluintes de áreas específicas, seguindo calendário próprio. Os relatórios por área estão disponíveis no site do Inep, assim como os relatórios específicos de cada curso e instituição de ensino.

Para a coordenadora do Colegiado de Graduação em Enfermagem, professora Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni, neste momento pelo qual passamos, de uma crise mundial decorrente da pandemia da Covid-19, que tem desdobramentos em todas as áreas da humanidade, com destaque para o ensino, este resultado é um “bálsamo”. “Contudo cabe dizer que este não é um resultado aleatório, na avaliação anterior do Enade também obtivemos este mesmo conceito. É reflexo de uma política institucional de longo prazo. Como atual coordenadora do Colegiado de Graduação, só posso agradecer aos docentes e estudantes que têm investido fortemente para o desenvolvimento de nosso curso, que é cada vez mais evidente”.

A coordenadora do Colegiado de Graduação em Nutrição, professora Rita de Cássia Ribeiro, destacou que a nota 5 no Enade é um indicador de qualidade do curso de Nutrição da UFMG. “Este resultado nos mostra que estamos no caminho certo para a formação de futuros Nutricionistas preparados para as demandas do mercado de trabalho. Esta nota indica que professores, alunos e técnico-administrativos têm se comprometido para construção contínua de um curso cada vez melhor, pois tivemos um aumento da nota geral do curso, quando comparado com os resultados de 2016. Além disso, contribui para a avaliação positiva da Universidade como um todo, e nos torna responsáveis por manter, ou elevar, a excelência do nosso curso”.