Alunos e professores do Programa de Tutoria do curso de Enfermagem participam de encontro

Na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto, a Comissão Permanente de Tutoria e o Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem promoveram o encontro entre os professores tutores e alunos. A atividade, pioneira no Programa de Tutoria, foi escolhida como data protegida do calendário, para contar com a participação dos professores e estudantes.

De acordo com a presidente da Comissão, professora Kleyde Ventura de Souza, a tutoria é compreendida como um processo de mediação entre professores e estudantes. “Implica acolher, apoiar, aconselhar, orientar e assessorar o discente, considerando sua subjetividade e as normas institucionais. Seu enfoque é educativo e flexível, centrado na singularidade dos estudantes e no seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional”, explicou.
Kleyde destacou, ainda, sobre o tema da Tutoria: Projeto de vida e vida acadêmica: escolhas e caminhos. “É uma oportunidade singular, tanto para nós professores, quanto para os estudantes. É um momento para fortalecimento da vida acadêmica, será um diferencial na formação dos nossos alunos”, enfatizou.

DSC 0111A professora Flávia Latini e os tutorandos durante o encontro

Anna Caroline Leite Costa, aluna do 6º período de Enfermagem, tutoranda da professora Flávia Latini, afirmou que tem uma experiência muito positiva com o Programa de Tutoria. “São muitas oportunidades que a Universidade oferece, a tutoria me auxiliou muito, proporcionou controle da ansiedade e planejamento acadêmico. Somos estimulados pelos tutores a fazer boas escolhas. Além disso, nos encontros em grupos, temos a oportunidade de conviver com alunos de outros períodos e trocar experiências”, destacou.

O Programa
O Programa de Tutoria foi elaborado fundamentando-se nas Diretrizes Curriculares do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, nas discussões das assembleias de professores promovidas pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE/Colegiado de Graduação (EEUFMG), ocorridas nos anos de 2014, 1º e 2º semestres e 1º semestre do ano de 2015, além de reuniões da Comissão de Tutoria, instituída pela Portaria 19/2014, da Diretoria da EEUFMG, e consulta individual e voluntária aos professores do Curso de Enfermagem, por meio do Departamento de Enfermagem Básica (ENB), do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (EMI) e do Departamento de Enfermagem Aplicada( ENA).
Levando-se em consideração a definição de Tutoria feita com base no Projeto Político Pedagógico do Curso de enfermagem da UFMG, compreende-se que o papel do tutor, de integração do novo estudante ao ambiente acadêmico, torna-se fundamental para o aluno, para o Curso e para a Escola de Enfermagem.