Calendário

Janeiro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Faculdade de Medicina lança guia prático de uso do Moodle

guia moodle capaO programa de inserção da tecnologia no ensino na área da saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, AVAS21, publicou esta semana o “Guia Prático Para Uso do Moodle”, segundo e-book do projeto. A obra traz instruções sobre o uso da plataforma no cotidiano do ensino e é voltada a professores e discentes do ensino superior. Vinculado ao programa AVAS 21, o e-book é uma ação de extensão da Faculdade e foi produzido em parceria com o Centro de Comunicação Social (CCS) e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Instituição.

De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica e coordenadora do AVAS21, Rosália Morais Torres, o objetivo central da publicação é facilitar e tornar possível, no cotidiano do ensino, a utilização plena da plataforma Moodle pelos professores e alunos. “O conteúdo é apresentado de maneira simples, didática, sendo ilustrado com prints, construindo-se um passo a passo para exploração de diferentes recursos que facilitam a jornada do professor e a sua interação com os alunos”, explica a coordenadora.

Clique aqui para acessar o site do AVAS 21 e baixar o e-book “Guia Prático Para Uso do Moodle” gratuitamente.

Conteúdo
O e-book conta com cinco capítulos que se dedicam à apresentação de funções básicas, das ferramentas de edição de conteúdo, e outras funções úteis da plataforma Moodle. Entre os tópicos abordados, encontram-se a adição de arquivos e pastas à plataforma, a criação de tarefas virtuais para submissão e a construção de questionários para resolução.

“O Moodle, a primeira vista, pode parecer uma plataforma pouco amigável ou intuitiva. Esse fato faz com que muitas pessoas não o utilizem ou até mesmo coloquem mais dificuldades para entender a plataforma do que as que ela realmente apresenta. Diante disso, o E-Book foi pensado para desmistificar a plataforma e também para estimular que as pessoas acessem e conheçam melhor suas potencialidades”, explica a primeira autora da obra e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Priscila Ferri Liu.

“O maior desafio que enfrentamos foi selecionar, dentre os diversos recursos e atividades que a plataforma oferece, aqueles que são mais aplicáveis na prática do ensino remoto emergencial, bem como na continuidade do ensino à distância de qualidade e acessível aos discentes. Acreditamos ter conseguido sobrepor esse desafio com a opinião conjunta de vários professores e alunos que participaram do projeto”, celebra a professora. Além de Priscila Liu, participaram da elaboração do e-book outros cinco professores da Faculdade, além de oito discentes.

Continuidade
O “Guia Prático Para Uso do Moodle” é o segundo e-book publicado pela equipe do AVAS 21. Em julho de 2020, o programa lançou a publicação “Guia prático para uso de plataformas virtuais e ensino remoto”. A obra traz informações técnicas e de inclusão digital para docentes e discentes da Faculdade.

Além da explicação dos principais pontos práticos das plataformas Google Meet, Zoom, Skype, Microsoft Teams e RNP Conferência Web, o conteúdo informa sobre a chamada etiqueta digital ─ comportamentos adequados nas interações virtuais de ensino ─, os principais pontos sobre direitos autorais e de imagem no contexto de sala de aula virtual e compila um glossário com os principais termos utilizados.

Para saber mais ou baixar o e-book, clique aqui.

(Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina)