Projetos de pesquisa da Escola de Enfermagem são selecionados para mostra sobre ciência, inovação e tecnologia

Dois projetos de pesquisa da Escola de Enfermagem da UFMG foram selecionados para participar da Mostra Tecnológica Inova Minas FAPEMIG 2016. “Gênero, sexo e sexualidade: um diálogo entre o lúdico, a intimidade e o contexto de vida dos adolescentes” e “Detecção precoce da doença renal crônica em idosos” estão entre os 40 projetos selecionados dos 220 inscritos. Coordenados pelas professoras Vânia de Souza, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, e Sônia Maria Soares, da Enfermagem Básica, respectivamente, os trabalhos passaram por uma seleção que analisou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo.

A mostra, que busca disseminar junto à sociedade o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da exposição de projetos financiados pela Fundação, será realizada nos dias 5, 6 e 7 de agosto, das 10h às 17h, no Circuito Liberdade (Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura).
Os projetos selecionados serão apresentados no hall da cafeteria do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. O espaço estará aberto ao público.

Jogo Papo Reto
Apesar das iniciativas para a abordagem do tema sexualidade com os adolescentes, há ainda muita dificuldade para o alcance de resultados promissores nesta área. As abordagens, em geral, permanecem na transmissão de informações sobre o risco de doenças, de gravidez na adolescência e sobre como se prevenir. O diálogo com os adolescentes acaba sendo marcado por regras de certo e errado, de verdades tidas como únicas, que pouco ou nada têm a ver com a vivência dos adolescentes e que não os considera como sujeitos capazes e de direito ao exercício da sexualidade.

O projeto “Gênero, sexo e sexualidade: um diálogo entre o lúdico, a intimidade e o contexto de vida dos adolescentes” propõe abordar a sexualidade com os adolescentes, por meio de um jogo pela Internet, que os permita dialogar livremente e de forma divertida, sem o medo de errar, de expor suas dúvidas ou opiniões sobre sexo e sexualidade. “A proposta é que o conhecimento se faça por meio das interações entre os próprios adolescentes, que as situações do jogo Papo Reto, retiradas do cotidiano dos adolescentes, sejam capazes de levá-los a buscar novos conhecimentos, analisar suas respostas e atitudes no jogo, bem a dos outros jogadores. Afetando e sendo afetado pelo outro e construindo novos saberes”, conta a professora Vânia, coordenadora do projeto. Confira aqui o vídeo.

DRC em idosos
A Doença Renal Crônica (DRC) é um dos maiores desafios à saúde pública mundial. O crescente aumento do número de casos novos de DRC reflete nos custos financeiros e humanos de cada país. Apesar de bem reconhecidos os principais fatores de risco para lesão renal, tais como, hipertensão, diabetes e envelhecimento, a DRC ainda é subdiagnosticada, especialmente em seus estágios iniciais, em que as pessoas não apresentam sintomas. Este cenário epidemiológico desconhecido traz como consequência perda da oportunidade de preveni-la ou tratá-la quando diagnosticada.

O projeto “Detecção precoce da doença renal crônica em idosos” permite levantar a real dimensão do problema da DRC na comunidade, com a identificação antecipada da disfunção renal em idosos, a partir do processamento de exames laboratoriais. “Nosso trabalho também tem o objetivo de conscientizar a população por meio de distribuição de material lúdico pedagógico e interativo direcionado à comunidade, às escolas, às universidades e aos profissionais de saúde”, conta a professora Sônia, coordenadora do projeto. Confira aqui o vídeo.