Novembro 2020

Departamento de Nutrição manifesta apoio ao Guia Alimentar para a população brasileira

"No dia 14 de setembro de 2020, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Nota Técnica nº 42/2020/DAEP/SPA/MAPA. O documento solicita a revisão da segunda edição do Guia Alimentar para a população brasileira publicada pelo Ministério da Saúde no dia 05 de novembro de 2014.

A Nota Técnica apresenta duras críticas acerca da classificação de alimentos utilizada pelo Guia Alimentar, que se baseia na extensão e grau de processamento dos alimentos, afirmando que “[...] a classificação NOVA utilizada é confusa, incoerente e prejudica a implementação de diretrizes adequadas para promover a alimentação adequada e saudável para a população brasileira”. A recomendação do Guia Alimentar para evitar o consumo de alimentos ultraprocessados também é questionada, sugerindo que essa proposta limitaria a autonomia para escolhas alimentares e afirmando que “[...] existem alimentos processados que contribuem com uma ampla variedade de nutrientes” .

O Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG tem acompanhado a repercussão e os desdobramentos da Nota Técnica publicada pelo MAPA. Enquanto parte de uma Universidade Pública que tem o compromisso com a produção acadêmico-científica e a transformação social, manifestamos o nosso posicionamento sobre o Guia Alimentar para a população brasileira. Nosso Departamento abrange 22 docentes envolvidos de forma ativa com o Curso de Graduação em Nutrição e Programas de Pós-Graduação da Instituição, além da coordenação de importantes projetos de pesquisa e extensão". Confira aqui a carta de apoio na íntegra".