Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Trabalho da Enfermagem na América Latina & Caribe é tema da nova vitrine do conhecimento da BVS Enfermería

Com o objetivo de destacar e sistematizar a produção científica sobre a força do trabalho da enfermagem na América Latina & Caribe com destaque para a infometria; inovações, invenções e tecnologias; educação; saúde global; protagonismo estudantil e o enfrentamento da Covid-19 no ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia, a Biblioteca Virtual em Saúde Enfermería (BVS Enfermería) lançou nesta terça-feira, 22, a Vitrine do Conhecimento: “Trabalho da Enfermagem na América Latina & Caribe”.

O professor da Escola de Enfermagem da UFMG Francisco Carlos Félix Lana, coordenador da BVS Enfermagem Brasil e BVS Enfermería Internacional enfatizou que é um produto construído desde fevereiro de 2020, que contou com inúmeras parcerias a partir de objetivos concretos e pressupostos da construção da enfermagem enquanto ciência e profissão. “A construção dessa vitrine é um divisor de águas da trajetória histórica da BVS do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Alcançamos novos parceiros e novas possibilidades metodológicas para a sistematização, difusão e proteção do conhecimento da enfermagem em todos os campos”, destacou.

WhatsApp Image 2020 09 22 at 20.58.26 1Lançamento da Vitrine do Conhecimento

Para o diretor da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Diego González, essa iniciativa traz oportunidades de avançar as evidências, educação ea investigação da enfermagem, sobretudo neste momento da pandemia e o novo coronavírus. “Lançar produtos dessa natureza neste ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetríciaé apoiar quem está na linha de frente com informações que contribuem para tomar decisões baseadas em evidências”.

A diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares afirmou que uma honra para a Escola sediar a secretaria executiva da BVS. “É um momento em defesa da ciência, do conhecimento e, acima de tudo, de trazer informação de qualidade. Trabalho de rede, de muita reciprocidade e do avanço do protagonismo da Enfermagem que neste momento, escreve uma página especial, divulga os seus projetos e cria conhecimento para preservar a vida”.

A professora da Escola de Enfermagem da UFMG Mariana Santos Felisbino Mendes, coordenadora da vitrine e membro da secretaria Executiva da BVS Enfermería, ressaltou que a construção ocorreu coletivamente, com muitas parcerias e frentes de trabalho.“Vê-la concretizada é emocionante porque a enfermagem é uma força sempre presente para o bem, uma grande profissão e mostrar o trabalho da enfermagem por meio da sua produção técnica e científica é uma forma de também dar visibilidade à essa profissão que serve tanto a humanidade. Uma missão e tanto no seu ano comemorativo e também bicentenário de FlorenceNightingale”.

vitrine bvsA Vitrine é composta por oito destaquesde conteúdos: NursingNow; Enfermagem e a Saúde Global; Enfermagem e o Enfrentamento da Covid-19; Comunicação Científica em Enfermagem; Trabalho da Enfermagem; História da Enfermagem; Evidências Científicas em Enfermagem; Educação em Enfermagem. Os destaques foram apresentados pela professora Mariana Felisbino; professoras da Universidade Federal de Santa Catarina, Maria Itayra Padilha e Marta Lenise do Prado; professora da Universidade Federal da Bahia, Virginia Ramos; professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Allanados Reis Corrêa, professora Universidade Federal do Paraná,Luciana PuchalskiKalinke e pelo aluno da EEUFMG,Elton Sady.

No destaque NursingNow, a estratégia teve como objetivo recuperar todos os documentos que abordam a campanha em todas as bases de dados da BVS Enfermagem. Para Enfermagem e Saúde Global, buscou-se recuperar artigos referentes à atuação da enfermagem no contexto da saúde global, acesso universal à saúde e alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS, 2030).

Em relação às Evidências Científicas da Enfermagem, o escopo principal foi recuperar a produção científica referente aos estudos de intervenção e ensaios clínicos, produtores de evidência, na área da enfermagem. No conteúdo de história da enfermagem, o objetivo geral foi criar um espaço de visibilidade para a literatura técnico-científica histórica acerca das invenções de Enfermeiras na América Latina e Caribe, América do Norte, Europa com enfoque nas invenções/inovações/tecnologias que contribuíram para o cuidado de enfermagem e saúde ao longo do tempo.

Vitrine do Conhecimento: Enfermagem e COVID-19 também é destaque, considerando a magnitude e impacto da pandemia da COVID-19, especialmente para os profissionais da enfermagem, objetiva sistematizar e difundir a literatura técnico-científica de enfermagem, bem como documentos e iniciativas que expressam a participação da enfermagem no enfrentamento da COVID-19, por meio da pesquisa e da produção científica e possibilitar o intercâmbio e compartilhamento de pesquisadores.

No conteúdo Comunicação Científica em Enfermagem foram organizados e construídos três produtos. O primeiro, uma estratégia de busca sobre a comunicação científica em Enfermagem, contendo os principais termos referentes a esse tema, combinado com a enfermagem; o segundo, a representatividade da Base de Dados de Enfermagem (BDENF) por país e bases de indexação; e o terceiro o estudo infométrico da BDENF.

O destaque de conteúdo referente a educação em Enfermagem, busca contribuir para a visibilidade na formação de lideranças na América Latina & Caribe, dando ênfase à aprendizagem ao longo da vida. Destacam-se quatro eixos fundamentais no processo de formação: a formação profissional, a formação docente, a educaçãopermanente, e a incorporação de inovações e tecnologias na educação.

O espaço dos estudantes na vitrine NursingNow da Biblioteca Virtual de Saúde Enfermagem (BVS Enfermagem), intitulada “O protagonismo do movimento estudantil na América Latina & Caribe”, objetivou reunir e sistematizar um acervo documental de artigos, dissertações, teses, registros fotográficos, vídeos e notícias, além de apresentar um diretório de entidades, que possibilitam desvelar o protagonismo dos estudantes de Enfermagem da América Latina.

“Devemos lembrar também que a vitrine é viva! O que significa que não paramos por aqui. Seguiremos trabalhando nos refinamentos e nos bastidores”, concluiu a professora Mariana Felisbino.

Também participaram do lançamento a Gerente dos Serviços Cooperativos de Informação (SCI) e da Produção de Fontes de Informação (PFI), Verônica Abdala; a presidente da ALADEFE, Olivia Sanhueza; Maria cristinaCometto, da Redes Internacionais de Enfermería; Isabel Amélia Costa Mendes, coordenadora NursinNow Brasil e Erika Caballero, do Conselho Internacional de Enfermagem.

Assista neste link o lançamento da vitrine disponível no canal do YouTube da Rede BVS