Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Cehmob-MG e Escola de Enfermagem oferecem disciplina sobre doença falciforme

Em ação conjunta com a Escola de Enfermagem da UFMG, o Cehmob-MG, parceria entre o Nupad da Faculdade de Medicina da UFMG e Fundação Hemominas, vai ofertar, no próximo semestre, a disciplina “Tópicos em Enfermagem I – Interdisciplinaridade na Atenção Integral à Pessoa com a Doença Falciforme”.

“Cabe salientar que esta iniciativa é pioneira no curso de Enfermagem, por isso passa a ser bem desafiadora”, aponta a pedagoga da Fundação Hemominas e doutoranda de Enfermagem, Sônia Pereira. “Esperamos contribuir com o processo de formação dos acadêmicos, promovendo reflexões e uma maior compreensão quanto à condição crônica da doença falciforme”, completa.

A disciplina será coordenada pela professora Heloísa de Carvalho, com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem, como Sônia e a mestranda Katy Diniz, do Cehmob-MG. Para ela, a doença falciforme é apresentada muito superficialmente nas universidades, sendo que essa disciplina irá “aprofundar no tema da doença, abordando os diferentes ciclos de vida da pessoa com doença falciforme”.

Segundo Katy, para o Cehmob-MG, que fornecerá os materiais didáticos, a disciplina representa uma ampliação na capacitação dos profissionais da saúde que, ainda no processo de formação, terão como reconhecer a doença falciforme e buscar meios de oferecer o cuidado adequado ao paciente.

Conteúdo e vagas
As aulas serão baseadas na apresentação de seminários e palestras de especialistas, como a pediatra e coordenadora do projeto Doença Falciforme: Linha de Cuidados na Atenção Primária à Saúde, do Cehmob-MG, Ana Paula Chagas. Além disso, haverá uma visita técnica ao ambulatório da Fundação Hemominas para que os futuros profissionais de saúde possam associar a teoria à pratica e conhecer a atuação multiprofissional, com enfoque na interdisciplinaridade, como forma de garantir a atenção integral às pessoas com doença falciforme.

As vagas para os alunos de Enfermagem já foram preenchidas, mas estudantes de outros cursos da UFMG podem optar por matricularem-se na disciplina como atividade de formação livre, no período de 31 de julho a 2º de agosto.

Mais informações sobre a disciplina “Tópicos em Enfermagem I – Interdisciplinaridade na Atenção Integral à Pessoa com a Doença Falciforme” no site http://doencafalciform.esy.es/.
(Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)