Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Escola de Enfermagem faz parceria com HC na produção de materiais sobre higienização das mãos e luvas

A Unidade de Controle de Infecção Hospitalar e Biossegurança do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, em parceria com a professora Adriana Oliveira da Escola de Enfermagem da UFMG, publicou novos materiais sobre higienização das mãos e uso correto de luvas. O objetivo é garantir a segurança do paciente e do profissional de saúde, principalmente neste momento de pandemia.

higiene de maosDe acordo com a professora Adriana, os materiais buscam reforçar orientações sobre as indicações, técnica e duração da higienização das mãos com água e sabão e momentos em que está indicado o álcool em gel, e sobretudo quando o profissional deve usar luvas e os cuidados para calcá-la e sua remoção quanto a higienização das mãos, lembrando sempre que o uso das luvas não isenta o profissional de lavar suas mãos. “Precisamos reforçar cada vez mais o comportamento seguro quanto ao uso das luvas, seu uso incorreto coloca em risco não só o profissional, como o paciente e promove a disseminação de microrganismos no ambiente”, explica.

Além disso, trabalhadores do HC podem participar da pesquisa “Leve o Cuidado na Palma da Mão”, por meio de um questionário que irá subsidiar a avaliação da situação das rotinas de higiene de mãos no HC. A participação é voluntária, sigilosa e os dados serão usados para melhoria da prática e promoção da higiene de mãos no HC.
(Com Centro de Comunicação do HC)