Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Dia Mundial da Segurança do Paciente terá ações no Hospital das Clínicas

Em 2020, ano de pandemia do novo coronavírus, o dia 17 de setembro, considerado o Dia Mundial pela Segurança do Paciente, se torna ainda mais relevante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covid-19 revelou os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde enfrentam globalmente, incluindo doenças e distúrbios psicológicos decorrentes da sobrecarga de trabalho exacerbada. Trabalhadores da saúde sob estresse físico e psicológico são mais propensos a cometerem erros que podem causar danos aos pacientes, e esta situação faz parte da realidade cotidiana dos serviços de saúde.

Segurança do paciente HCPor isso mesmo, o tema deste ano é “Trabalhadores de saúde seguros, pacientes seguros”. O objetivo é aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular ações globais para promover a segurança do paciente. Em alusão à data, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh iluminará de laranja, a partir de hoje, a sua entrada principal. A cor foi adotada pela OMS, no ano passado, para iluminar monumentos e unidades de saúde ao redor do mundo em celebração à data. Além disso, será montado no hall de entrada do prédio principal um painel em homenagem aos profissionais.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HC, Carolina Cunha, o tema deste ano ganha um significado que extrapola o cenário atual da pandemia, pois direciona a atenção para os desafios que os trabalhadores de saúde enfrentam no seu cotidiano. “A campanha direciona a atenção para os desafios que esses trabalhadores enfrentam no dia a dia, como sobrecarga de trabalho, violência, discriminação, estresse mental e doenças ocupacionais”, afirmou.
(Com Centro de Comunicação do  HC)