NEANC lança e-book “Alimentação saudável: muito além do que comemos”

e book NutricaoCom o objetivo de favorecer a reflexão acerca do conceito ampliado de alimentação saudável e convidar nutricionistas e estudantes de nutrição a pensarem sobre a sua relação com a comida, o Núcleo de Estudos em Alimentação e Nutrição nos Ciclos da vida (NEANC) lançou o e-book “Alimentação saudável: muito além do que comemos”.

Organizado pela professora do Departamento de Nutrição Luana Caroline dos Santos e pelo aluno de mestrado da Pós-graduação em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, Hugo Vilhena, o material foi construído como uma devolutiva aos participantes do “I Censo do Curso de Nutrição da UFMG” realizado entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Os resultados do Censo serão divulgados em breve.

“No e-book, abordamos um pouco o conceito ampliado de alimentação saudável e a formação do nutricionista que é marcada pelo predomínio de uma visão biologicista e centrada nos aspectos da pós-deglutição. O texto foi baseado em algumas referências, mas também nas minhas vivências na Nutrição. Acredito que o e-book possa ser objeto de discussão em disciplinas e estágios, bem como suscitar reflexões oportunas para o estudante e o profissional”, destacou Hugo Vilhena.

O e-book está disponível de forma gratuita neste link.