Calendário

Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Participação social como elemento fundamental em defesa do SUS é tema de  ciclo de debates nesta quarta-feira (2)

Com o objetivo de discutir e refletir sobre a participação social como elemento fundamental em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), será realizado um ciclo de debates nesta quarta-feira, 2 de setembro, às 9 horas, no Google Meet (clique aqui). A atividade faz parte do projeto de extensão “Diálogos na Atenção Primária”, vinculado à disciplina Enfermagem na Atenção Básica do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. O projeto é coordenado pela professora Sheila Lachtim e desenvolvido com os professores Adriano Marçal Pimenta, Giselle Lima, Alexandra Dias, Lívia Montenegro e Mark Beinner.

De acordo com a coordenação, no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde vivencia-se as mais diversas formas de participação e controle social. “Um dos fundamentos principais dos serviços de atenção primária é estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social. A participação social portanto, torna-se um elemento fundamental em defesa do SUS”.

A discussão contará com a participação da Presidenta do Conselho Municipal de saúde de Belo Horizonte, Carla Anunciatta, do Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves e da Enfermeira e Conselheira Estadual, Carolina Brito. O evento é destinado a trabalhadores, gestores, usuários, estudantes de graduação e pós-graduação e professores interessados na temática.