Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Prograd seleciona projetos de desenvolvimento do ensino

Os colegiados de cursos de graduação e os colegiados especiais poderão submeter propostas ao Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG), por meio do Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), de 16 e 22 de setembro de 2020. Apenas uma proposta por colegiado poderá ser encaminhada, mas é prevista a possibilidade de se fazerem consórcios e colaborações em outras propostas, como estabelecido na chamada.

A iniciativa integra uma série de ações da Prograd que têm o objetivo de gerar melhorias no âmbito do ensino de graduação, lembra a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira. "Destacamos e reconhecemos a importância dos colegiados de curso de graduação e dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), especialmente neste momento em que precisamos garantir a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Além de suas atividades habituais, essas instâncias estão envolvidas em planejamento, implementação do ensino remoto e, a partir de agora, também em ações de avaliação e monitoramento desses processos", explica Benigna.

O PDEG foi idealizado para promover a qualidade e a inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação da UFMG com a utilização de estratégias pedagógicas e ações para a redução da retenção, da evasão, do tempo de integralização e aumento do rendimento médio na graduação.

“O Programa também busca a melhoria do rendimento do estudante durante a graduação e, nesse sentido, terá retorno para todos os alunos. Embora se reconheça que o fenômeno da evasão apresenta componentes sociais e implica adaptações e ajustamentos a serem vivenciados pelos estudantes na Universidade, o desenvolvimento do ensino pode colaborar no fortalecimento das trajetórias acadêmicas desses estudantes”, explica o diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, João Henrique Lara.

As propostas aprovadas receberão incentivos na forma de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação, e o montante de recursos será definido de acordo com o mérito acadêmico das propostas e a disponibilidade orçamentária para 2020 e 2021.

Modelo remoto fortalecido
É recomendado que as propostas incluam ações de apoio ao ensino remoto emergencial. João Henrique Lara enfatiza que o PDEG é uma oportunidade para que os cursos de graduação fortaleçam suas ações de ensino remoto. “Uma novidade na edição do PDEG é a incorporação, excepcionalmente, de estudantes da pós-graduação para atuarem diretamente no apoio à implantação, avaliação e monitoramento do ERE. Na chamada do programa, enfatiza-se o desenvolvimento de material didático em mídias digitais para o ERE em disciplinas dos currículos de graduação. Vencida a etapa da necessidade do ensino remoto, o que for construído por esses projetos permanecerá como suporte ao ensino de graduação”, diz.

As propostas devem ser submetidas na forma de projetos de ensino e prever duração de outubro de 2020 a março de 2021.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail bolsasfrequencia@prograd.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850.

(Com Assessoria de Comunicação da Prograd)