Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

UFMG continua recrutando voluntários da área da saúde para testes de vacina contra a covid-19

vacina covidContinuam abertas as inscrições para seleção de voluntários para participarem da última etapa de testagem em humanos da Coronavac, substância candidata a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

A pesquisa é coordenada em todo o Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo e em Minas Gerais é desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos (CPDF), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB UFMG).

Segundo Ângela Serufo, que integra a equipe de coordenação da pesquisa, ainda restam mais de 400 vagas. O motivo disso é que um grande número de profissionais de saúde que atuam no atendimento de pessoas com covid-19 já tomaram alguma vacina nos últimos 28 dias, por exemplo, contra gripe ou contra pneumococos.

Podem participar médicos, enfermeiros e paramédicos que atuem diretamente no atendimento de pacientes infectados pelo vírus e que também precisam cumprir todos esses critérios:

 • idade entre 18 e 59 anos

• não ter sido contaminado pelo novo coronavírus

• não participar de outros experimentos

• ausência de gravidez

• não ter intenção de engravidar nos próximos meses

• não apresentar doenças crônicas

• não fazer uso de medicamentos contínuos

• ter registro ativo no conselho profissional de seu ofício

• não ter tomado vacina nos últimos 28 dias

Caso preencha todos esses critérios, o voluntário deve entrar em contato com Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos do ICB UFMG, pelo telefone (31) 97171 2657, e-mail <profiscovbh@gmail.com>, ou pelo site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina. As inscrições continuam abertas por tempo indeterminado, até serem selecionados todos os 800 voluntários mineiros. A candidata a vacina chinesa será testada em 9 mil brasileiros.

Segundo o coordenador dos testes em Minas, professor Mauro Martins Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, ainda não é possível apresentar qualquer informação preliminar, uma vez que elas são processadas e analisadas pelo Instituto Butantan, e que, por enquanto, ainda não teve tempo hábil para ter um volume de dados que permita compilar os dados significativos.

O professor destaca, no entanto, que a expectativa de que a substância seja aprovada como vacina é grande devido ao fato de a proposta de vacina chinesa usa tecnologia já conhecida e de eficácia já bastante comprovada para outras doenças, como a gripe comum; hepatite A e B; pneumonias, dentre outras.

SERVIÇO
Para participar, candidatos a voluntários podem fazer contato:
Telefone: (31) 97171 2657
E-mail: profiscovbh@gmail.com
Site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina
(Com Assessoria de Comunicação do ICB)