Calendário

Julho 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisa Nacional evidenciará as práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à saúde

ppraticasenfermagem1
Com o objetivo de compreender as práticas profissionais dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no Brasil, está sendo executada uma pesquisa pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB) e o Laboratório de Informação, Educação e Comunicação em Saúde - ECOS/FS/UnB, da Universidade de Brasília, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com a coparticipação das universidades e dos 26 estados, e apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

No Brasil, enfermeiros(as) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.

No Estado de Minas Gerais, a pesquisa é coordenada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e conta com a coordenação do professor Francisco Felix Lana e subcoordenação da professora Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Tem dois instrumentos de coleta de dados: via formulário na internet (disponível aqui ) e entrevista presencial com os enfermeiros dos municípios.

De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.