Novembro 2020

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação elabora infográficos sobre administração de imunobiológicos

vacinadoresFornecer informações para profissionais das salas de vacinação de Minas Gerais e do Brasil sobre as vias de administração dos imunobiológicos disponibilizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Básicas de Saúde, baseadas em evidências científicas recentes. Este é o objetivo dos infográficos elaborados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação (NUPESV) da Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com a Coordenação Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Universidade Federal de São João Del Rey.

A coordenadora do NUPESV, professora Fernanda Penido Matozinhos, espera que essas recomendações sobre administração de imunobiológicos via intramuscular, via subcutânea e da vacina BCG via intradérmica proporcionem aos vacinadores informações de qualidade, de forma clara e direta, integrando academia e o serviço. Os infográficos estão disponíveis também no Portal da Vigilância em Saúde da SES-MG (SES-MG), divulgados para todas as Unidades Regionais de Saúde (que compõem os 853 municípios do Estado de Minas Gerais), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS MG), além de terem sido divulgados para todos os Coordenadores Estaduais do Programa de Imunizações de todo o País.

"É muito importante essa integração com a SES-MG. A parceria ocorre há meses, por meio dos projetos coordenados pela docente - de pesquisa “Vacinação de gestantes: avaliação dos aspectos epidemiológicos e clínicos no município de Belo Horizonte”, de extensão “Estudos e Pesquisa em Vacinação: aproximando a academia, a comunidade e os profissionais de saúde por meio da mídia social” e do NUPESV, além de publicações conjuntas de produtos, como resumos para eventos científicos e artigos para periódicos nacionais e internacionais. Isso com certeza fortalecerá, ainda mais, as ações de Imunizações em Minas Gerais e no Brasil.