Calendário

Novembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Webinar destaca os valores da enfermagem moderna

No dia dia 27 de agosto, às 17 horas, será realizado um webinar sobre os valores da enfermagem moderna ministrado pelo professor Gilberto de Lima Guimarães, com moderação da professora Carolina da Silva Caram.

O evento faz parte das atividades promovidas pela Escola de Enfermagem da UFMG que marcam o ano Ano Internacional da Enfermagem e o bicentenário da Florence Nightingale, patrona da profissão, considerada fundadora da enfermagem moderna. O marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para essa área da saúde e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Florence 2

O professor Gilberto ressalta que Florence Nightingale ocupa um lugar de destaque na Enfermagem e foi por seu intermédio que a profissão foi estabelecida. "Em seu escrito Notas sobre a Enfermagem - o que é e o que não é", ela aponta o que se chamou de Teoria Ambientalista, sendo considerada por muitos, a primeira teórica da área. Ao concluir essa obra, Florence acrescentou um anexo, nele há uma crítica de natureza filosófica sobre o que é ser uma enfermeira. Estudando essa obra a partir da Teoria de Valores, na concepção de Max Scheler , foi-nos possível identificar o campo axiológico da profissão. Esse campo valorativo confere a identidade profissional e estabelece o mote da ação da enfermagem: o cuidado de enfermagem".

O evento é aberto ao público e será realizado no Zoom por meio deste link. A comissão organizadora é composta pelos professores Sônia Soares, Kleyde Ventura, Rita Marques, Carolina Caram e Gilberto Guimarães e pela jornalista Rosânia Felipe.