Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Inteligência artificial é tema da Semana do Conhecimento de 2020

1semana do conecimento2020Estão abertas, até 8 de setembro, as inscrições para a 29ª Semana do Conhecimento UFMG, cujo tema é Inteligência artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento. Estudantes da iniciação científica, graduação, pós-graduação e servidores técnico-administrativos devem se inscrever na página do evento, que neste ano ocorrerá virtualmente, de 19 a 23 de outubro, em consonância com a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“A Semana do Conhecimento traz a oportunidade de nos conhecermos melhor como comunidade acadêmica e de mostrar à sociedade o que temos produzido na UFMG, nas diversas áreas do ensino, pesquisa e extensão”, afirma a professora Ana Maria Hermeto, diretora de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, responsável pela organização do evento.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Mário Campos, destaca o tema escolhido para nortear as reflexões. "Uma discussão sobre um campo tão amplo e multidisciplinar, como a inteligência artificial, serve de motivação para que as diversas áreas do conhecimento ampliem tanto o debate sobre as questões éticas quanto as propostas de soluções que podem ajudar na travessia de momentos como esse", avalia.

Formato virtual
A necessidade de adaptação da Semana do Conhecimento ao formato virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus, forçou a dilatação dos prazos de inscrição e de avaliação dos trabalhos realizados, segundo a professora Ana Maria Hermeto. E também propiciará a oportunidade de novos aprendizados, uma vez que os participantes terão de desenvolver habilidades da comunicação e divulgação digital, como a produção de vídeos sobre seus trabalhos, requisitados pela maioria das áreas, além dos habituais resumos científicos.

Os trabalhos participantes serão expostos em mostra virtual, e os resumos em anais digitais, na página do evento. A programação também será diluída ao longo do período, já a partir deste mês, culminando, no mês de outubro, com a realização de diversas manifestações culturais, de inovação, pesquisa e extensão.

Seminários preparatórios
Para auxiliar na elaboração das formas de comunicação dos trabalhos para inscrição e participação nos eventos da Semana do Conhecimento, a Pró-reitoria de Pesquisa promoverá, na próxima semana, uma série de seminários preparatórios com transmissão pelo canal da PRPq no YouTube.

O primeiro seminário, na segunda-feira, dia 17, vai tratar da produção de vídeo, com o servidor Marco Túlio Barbosa, especializado em audiovisual, vinculado à Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Na terça-feira, 18, a professora Christina Faria, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ensinará os participantes a produzir pôsteres digitais. Na quarta-feira, 19, a professora Daise Dutra, da Faculdade de Letras, dará dicas sobre a elaboração de resumo científico. Os seminários começarão sempre às 15h30.

Nas semanas subsequentes, em datas a serem divulgadas na página do evento, serão promovidos seminários com o objetivo de tirar dúvidas dos participantes relativas à produção e apresentação dos trabalhos.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e poderão solicitar certificado de participação na série de seminários preparatórios.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)