Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Busca pela vacina contra a covid-19 é tema do próximo UFMG Talks em casa

UFMGTalksEM CASA
Desde os primeiros casos de covid-19 diagnosticados na China, milhares de cientistas do mundo inteiro se uniram em várias frentes para o enfrentamento dessa nova doença. Do diagnóstico ao tratamento, passando pelo desenvolvimento da vacina, são inúmeros os desafios. Cientistas trabalham atualmente em mais de 140 diferentes projetos candidatos a vacina contra o sars-cov-2, dos quais seis já se encontram na fase três de testes, a última etapa antes da comercialização.

Para conversar sobre as pesquisas na área desenvolvidas na UFMG, a edição do UFMG Talks em casa, nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, às 19h, receberá os professores Mauro Teixeira e Ricardo Gazinelli. Os especialistas falarão também sobre a importância do desenvolvimento de tecnologias brasileiras tanto de diagnóstico quanto de imunização para não criar dependência das iniciativas internacionais.

Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, Mauro Teixeira coordena os testes em Minas Gerais da Coronavac, uma pesquisa do Instituto Butantan que avalia a eficácia da candidata a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac. Pesquisador do CT Vacinas, Ricardo Gazinelli é também professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia e trabalha atualmente no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus que utiliza o vírus da influenza como vetor vacinal.

O UFMG Talks em casa tem a duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição
Mauro Teixeira possui graduação em Medicina pela UFMG (1990) e doutorado em Imunofarmacologia pela University of London (1994). Atua na área de inflamação, especialmente tentando compreender a relevância e mecanismos moleculares da resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em dengue e interações hospedeiro-microorganismos e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Comissão Científica da Anvisa (CCVISA). Atualmente, está na presidência da Sociedade Brasileira de Inflamação (SBin).

Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia, Ricardo Gazinelli é um dos integrantes do CT Vacinas e fez importantes contribuições na área de imunologia das doenças parasitárias como a leishmaniose, a doença de Chagas e a malária. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus que utiliza o vírus da influenza como vetor vacinal. Graduado em Medicina Veterinária (1985) e doutor em Bioquímica e Imunologia (1989), ambos pela UFMG. Concluiu o pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, como bolsista da Organização Mundial de Saúde. É pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, professor da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e professor visitante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Sobre o UFMG Talks
Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).