Calendário

Novembro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Enfermagem realiza primeira colação de grau antecipada virtual

colacao virtualNesta segunda-feira, 10, foi realizada a primeira Colação de Grau de forma remota da Escola de Enfermagem da UFMG. Dez alunos do 10° período do curso de Enfermagem participaram do ato administrativo com a diretora, professora Sônia Maria Soares, e com a coordenadora do Colegiado, professora Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni.

A diretora ressaltou que diante de um cenário tão adverso, imposto pela pandemia da Covid-19 e a instalação de uma crise sanitária mundial, a UFMG e a Escola de Enfermagem, por meio de seus órgãos colegiados, não mediram esforços para a concretização desse ato administrativo. Ela exaltou o protagonismo da Enfermagem no enfrentamento da pandemia e fez um convite aos formandos para honrar os valores ético-morais do juramento prestado. “Ressalto a importância da história que cada um quer escrever em prol da valorização da Enfermagem e da luta cotidiana pela vida. Parabenizo todos os estudantes, familiares e agradeço o empenho de servidores e docentes que contribuíram nas inúmeras discussões e ações que permitiram a realização do ato administrativo”.

“Adiantamos, virtualmente, a colação de grau dos alunos que preenchem aos requisitos legais, para que possam atender a uma demanda social do país e cuidar daqueles que de nós necessitam, sobretudo em meio a uma pandemia que já levou mais de 100.000 brasileiros. A enfermagem é a mais complexa das profissões da saúde, pois, auxiliar o ser humano no atendimento de suas necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais não tem finitude. Hoje entendo com propriedade que a Enfermagem é ciência, é arte, é ética é estética e superação”, destacou a professora Fabíola.

A formanda Alice Carolina de Souza enfatizou que não imaginava que o tão sonhado dia da colação de grau seria assim em meio à uma pandemia e por vídeoconferência em casa. Mas, para ela, não tirou o sentimento de humanidade e de pertencimento à algo muito maior. “Foi uma grande luta traçada por cinco anos e que hoje posso afirmar que foi a escolha mais certa que já fiz na vida. Espero, de coração, poder retribuir todo o conhecimento adquirido ao longo da graduação em Enfermagem pela UFMG, cuidando das pessoas com zelo, amor e muito conhecimento científico. Gratidão ao empenho dos professores da Escola de Enfermagem, Colegiado e aos alunos do 9° e 10° período que fizeram valer o nosso direito e dever para que essa conquista fosse possível”.