Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Professora e alunas do curso de Nutrição promovem capacitação para fisioterapeutas do HC

A equipe de Nutrição do Serviço de Reabilitação Cardiovascular do Hospital das Clínicas da UFMG, composta por estudantes, nutricionistas e residentes, sob coordenação da professora Camila Kümmel Duarte, promoveu nesta segunda-feira, 3 de agosto, uma oficina online para capacitar a equipe de Fisioterapia a auxiliar na orientação alimentar e nutricional dos pacientes. A atividade faz parte dos projetos de extensão "Atenção Nutricional para pacientes em Reabilitação Cardiovascular e Metabólica" e pesquisa "Orientação Nutricional para pacientes em Reabilitação Cardiovascular e Qualidade de Vida".

capacitação camilaA oficina de capacitação contou com 33 participantes

A equipe explicou que prescrição dietética é a atividade privativa do nutricionista que compõe a assistência prestada ao cliente/paciente ou usuário em ambiente hospitalar, ambulatorial, consultório ou em domicílio e orientação nutricional é o conjunto de informações que visam o esclarecimento dos clientes/pacientes ou usuários com objetivo de promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças e agravos nutricionais e/ou informar ou dirimir dúvidas sobre alimentação e nutrição.

Foi realizada uma dinâmica de jogo online com mitos e verdades e perguntas variadas. Em síntese, destacaram a importância do foco na ingestão de água; não realizar os exercícios em jejum; incentivar o consumo de frutas; ter uma alimentação colorida e variada; ler os rótulos; preferir sempre os alimentos naturais e evitar a banha de porco. Além disso, ressaltaram que manteiga é melhor que a margarina, se consumida de forma moderada, e a necessidade de ter cuidado com os mitos e fake news sobre a alimentação.