Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Em acolhimento realizado pela Escola de Enfermagem, professores destacam a importância da construção coletiva

"Tornar esse retorno possível envolveu muitas discussões com nossos professores, estudantes e servidores em diferentes espaços acadêmicos . É um momento ainda de muita incerteza, pois temos muitas perguntas e muitos desafios, mas acima de tudo é um momento de muito de aprendizado para todos e de construção coletiva. Estamos empreendendo muitos esforços para conseguir transpor essas barreiras impostas pela pandemia que envolvem discussões políticas, sociais, econômicas e, acima de tudo, trazendo uma discussão aprofundada da nossa missão em termos de garantir a formação de qualidade. Para acompanhar os processos do ensino remoto emergencial estamos formando comissões de apoio, que vão colaborar nesse monitoramento. É com esse espírito de solidariedade, de aprendizado e construção coletiva desses novos processos que acolhemos vocês com esse abraço virtual. Vamos caminhar juntos e superar o que a pandemia está trazendo para nós como desafio”, enfatizou a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, na recepção à comunidade acadêmica nesta segunda-feira, 3 de agosto, em transmissão no canal do YouTube da Unidade

A vice-diretora, professora Simone Cardoso Lisboa Pereira, destacou também a importância da construção coletiva desse novo modo de ensinar e aprender. “Entendo e reconheço que é um momento de muita expectativa, ansiedade e incertezas, mas vamos superar todos esses desafios se estivermos juntos, com diálogo e responsabilidade para trilharmos esse caminho de uma universidade justa, equânime, inclusiva, múltipla, diversa e de grande qualidade como sabemos que a UFMG sempre foi”.  Assista aqui o vídeo de boas-vindas.

Acolhimento EEUFMG
A coordenadora do Colegiado de Graduação em Enfermagem, professora Fabíola Carvalho Almeida Lima Baroni agradeceu pelo apoio dos professores, alunos e servidores nesses quatro meses sem aulas presenciais e destacou o papel primordial da enfermagem na saúde do mundo. “Neste momento de valorização profissional e social da enfermagem, fizemos diversas discussões neste contexto, em especial por conta dos alunos do 10º período com possibilidade de formar e ir para o mercado de trabalho neste momento ímpar”. A professora destacou, ainda, que este é um momento de muita novidade, mas que o mais importante é saber lidar com as circunstâncias e ter acima de tudo bom ânimo para fazer tudo da melhor maneira possível.

A subcoordenadora do Colegiado de Graduação em Nutrição, professora Milene Cristine Pessoa também destacou a importância do auxílio, trabalho e apoio da comunidade acadêmica. Ressaltou sobre os desafios, em especial com o Moodle no primeiro dia de atividades, pontuou que estão se reinventando e aprendendo juntos e que para isso é preciso colaboração e entusiasmo. “Pedimos que os estudantes organizem os horários, cumpram as tarefas, porque mais que nunca vocês serão protagonistas dos processos de ensino-aprendizagem. É um momento que vem para nos desafiar e também nos tornarmos melhores, apesar dessa pandemia. Vamos aprender juntos, esperamos que o semestre seja exitoso e que possamos ao final colher bons frutos”.
Representação estudantil
O presidente do Diretório Acadêmico Marina Andrade Resende (DAMAR), Alan Cristian Marinho Ferreira, ressaltou a importância do diálogo e afirmou que o diretório acadêmico fez reunião conjunta com todas as turmas para repassar as dúvidas para o colegiado e direção da Escola. Ele ainda disse que os alunos podem contar com o DAMAR para fazer essa ponte de comunicação com as instâncias da universidade. “Esse é o nosso principal papel nessa questão da representação. Tentamos criar vários canais de comunicação para atender todos”.

O coordenador do Diretório Acadêmico de Gestão de Serviços de Saúde (DAGESS), Yuri Gomes Mallaco, pontuou sobre a preocupação do diretório com o cadastro na plataforma Microsoft Teams por meio dos alunos e em entender a particularidade de cada um deles para voltar da melhor maneira possível. “Será uma retomada diferente, não será fácil, mas com o empenho de todos dará certo”.

A aluna do 4° período curso de Nutrição, Cinthya Martins Ferreira Lopes, comunicou que os estudantes do curso estão se mobilizando por meio de uma comissão para criar o Diretório Acadêmico do curso, afirmou que tem feito reuniões semanais com o colegiado para esclarecer as dúvidas dos alunos e desejou boa sorte a todos nesse retorno das atividades.

Projeto Escuta
A professora do Departamento de Enfermagem Aplicada Janaína Soares falou sobre o Projeto Escuta que tem como objetivo o atendimento em saúde mental aos estudantes dos cursos de Enfermagem Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG. Atua de forma preventiva no acolhimento desses alunos para lidar com as questões voltadas ao distanciamento social e aos sentimentos relacionados ao retorno às aulas e estágios, no sentido de prevenir o adoecimento psíquico e fortalecer a saúde mental. Os atendimentos são feitos por profissionais especialistas em saúde mental, via chat, de segunda a sexta-feira. C

A era da criatividade
A artista plástica, atriz e facilitadora de processos criativos Juçara Costa, abordou o tema 'A Era da Criatividade'. Ela destacou que a criatividade é a capacidade de resolver os problemas com a alma limpa. “Quando estamos diante dos desafios, se temos o nosso ser criativo, o poder pessoal desperto, conseguimos resolver os problemas. A mente criativa não é acomodada. Neste momento que estamos sendo chamados a sermos novas pessoas, precisamos observar em qual parte da vida estamos estagnados. Como estamos encarando as mudanças”.

Ela pontuou, ainda, que este é um momento que temos que transmutar os sentimentos de mágoa, raiva, frustrações e buscar o novo homem. Para Juçara, a arte traz a possibilidade de presença emocional, afetiva. “É um momento de resgatar com o coração aberto a capacidade que nós temos de ir além. Estamos na era da transcendência, se isso não acontecer, nossos caminhos serão mais difíceis, porque tudo mudou, é um novo momento”, finalizou.