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Em clima de acolhimento, UFMG retoma suas atividades na graduação

Até a volta às aulas dos cursos de graduação, a partir desta segunda-feira, 3,foram meses de discussões com a comunidade acadêmica, de produção de conhecimento, de investimento em tecnologias de informação e comunicação e de formação de docentes e estudantes. A retomada se dará por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), e esse formato ainda gera dúvidas em muitas pessoas, em razão do próprio ineditismo da proposta. Entretanto, a UFMG conseguiu avançar e propor condições seguras e equânimes para a volta.

"Este é um momento muito difícil para toda a comunidade, de insegurança, de ansiedade e de expectativa. Como instituição pública, a UFMG tem que estar atenta à preservação da vida, nossa principal preocupação neste momento. Não é o momento de voltar para o presencial, mas de voltarmos a ter um contato mais próximo com a nossa comunidade”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que recepcionará os estudantes em evento on-line, a partir das 9h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

webinar de acolhimento2A Escola de Enfermagem da UFMG fará um acolhimento às 14h,  no canal do YouTube da Unidade, com a participção da diretora e vice-diretora, professoras Sônia Maria Soares e Simone Cardoso Lisboa Pereira; da coordenadora do Colegiado de Graduaçao em Enfermagem, professora Fabíola Baroni; da subcoordenadora do Colegiado de Graduaçao em Nutrição, professora Milene Pessoa e dos representantes discentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde. Além disso, a professora Janaína Soares vai apresentar o "Projeto Escuta", que atua de forma preventiva no acolhimento dos estudantes para lidar com as questões voltadas ao distanciamento social e aos sentimentos relacionados ao retorno às aulas e estágios, no sentido de prevenir o adoecimento psíquico e fortalecer a saúde mental para esse momento em que vivemos de tantas incertezas. Para finalizar, a Artista Plástica, atriz e facilitadora de processos criativos, Juçara Costa, abordará o tema 'A Era da Criatividade'.

Sandra Goulart reconhece que a excepcionalidade do momento traz muitas incertezas, mas confia que os desafios podem ser superados com diálogo, acolhimento, flexibilidade e responsabilidade. “As dúvidas acompanham a dinâmica social e os grandes processos de mudança cultural, como o que vivemos agora.”, afirma Sandra Goulart Almeida.

Para a dirigente, outro aspecto positivo é o esforço que a Instituição está fazendo para promover a equidade, por meio da inclusão digital. “Sabemos que parte do alunado tem dificuldade de acesso a computadores, redes de internet de qualidade e outras ferramentas. Por isso, lançamos uma consulta e, em seguida, várias chamadas para os estudantes de graduação, de pós-graduação, do Centro Pedagógico e do Coltec, para estudantes com deficiência, além de chamadas específicas para os estudantes indígenas e quilombolas e uma campanha de apadrinhamento organizada pela Fump", afirma a reitora, referindo-se ao programa de inclusão digital lançado há um mês pela UFMG.

Escuta para os temas atuais
O evento que marca a volta às aulas foi batizado de Acolhimento e escuta para os tempos atuais e terá, além das boas-vindas da reitora e do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, palestras que abordam o tema e suas implicações para a universidade brasileira. O psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Crhistian Dunker, fará a palestra Da crise da escuta a escuta na crise: reflexões e desafios no campo da educação. Na sequência, a professora Teresa Kurimoto, da Escola de Enfermagem e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG abordará O novo sempre vem: reflexões para os tempos atuais.

“O novo sempre vem. O novo já está aí, com grandes desafios, como o de construir novas formas de relacionamento e novos processos de ensino-aprendizagem. E com esse norte que a UFMG dá início a essa nova etapa”, resume Teresa Kurimoto.

Segundo ela, trata-se de um contexto com muitas novidades em que as relações serão mediadas pelo computador, com turmas se encontrando em uma janela aberta na tela e atividades assíncronas e síncronas. Nesse novo cenário, os professores também se colocarão na posição de aprendizes, e os servidores técnico-administrativos precisam reorganizar seus processos de trabalho remoto no ambiente domiciliar. “O novo não virá após a pandemia, ele já está aí. Como diz a canção do Belchior: ‘o novo sempre vem’. Certamente, as expectativas dos estudantes, professores e servidores técnicos não são as mesmas do início deste ano”, analisa Teresa Kurimoto.

Para a professora da Escola de Enfermagem, desde a suspensão das atividades presenciais na UFMG, no dia 18 de março, “a Universidade passou por um período de decantação”, com o objetivo de refletir, planejar e propor o que seria possível para o cumprimento de suas responsabilidades, nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. “Imaginamos que muitas pessoas seriam impactadas não somente pela mudança da rotina imposta pelo distanciamento social, mas pelas próprias condições da pandemia”, afirma a professora.

Teresa Kurimoto lembra que ainda antes da pandemia a UFMG já se organizava em torno do princípio do acolhimento. Após a consulta realizada no fim do ano passado a estudantes e servidores e professores de todas as unidades, a Comissão Permanente de Saúde Mental, com a participação de diversos servidores, estruturou uma rede acolhimento para sua comunidade acadêmica. “E é sob esse norte, do acolhimento, que acreditamos que a UFMG se consolidará ainda mais como uma universidade inclusiva, democrática e diversa”, conclui.

Investimento em formação
Várias pró-reitorias, diretorias e núcleos estão empenhados na produção de cursos, eventos e materiais diversos para orientar docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes no processo de volta às aulas. Um desses eventos ocorre na próxima quarta-feira, 5, no âmbito da série de fóruns on-line promovidos pelo projeto Integração Docente. O debate Ensino remoto emergencial sem dúvidas reunirá representantes da Pró-reitoria de Graduação, da Diretoria de Tecnologia e Informação e do o Núcleo de Apoio à Inclusão para uma conversa sobre os últimos documentos e diretrizes aprovados nessas instâncias para permitir a volta às aulas com o menor número possível de dúvidas. O fórum deve se concentrar, sobretudo, na apresentação das cartilhas produzidas no âmbito do Programa Integração Docente.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)