Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Vitrine do Conhecimento lançada pela BVS Enfermería tem como tema Enfermagem e Covid-19

Com os objetivos de sistematizar e difundir a literatura técnico-científica de enfermagem, bem como documentos e iniciativas que expressam a participação da enfermagem no enfrentamento da Covid-19, por meio da pesquisa e da produção científica e possibilitar o intercâmbio e compartilhamento de pesquisadores, a Biblioteca Virtual em Saúde Enfermería (BVS Enfermería) lançou, nesta terça-feira, 28, a Vitrine do Conhecimento: Enfermagem e Covid-19.

Lançamento VitrineO Diretor da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Diego Gonzales destacou que é uma iniciativa de êxito, um marco da enfermagem nessa pandemia. “Uma vitrine com informações organizadas, conhecimento e evidências. Parabenizo a todos que contribuíram para lançarmos hoje essa maravilhosa vitrine do conhecimento: enfermagem e Covid-19”.

O professor da Escola de Enfermagem da UFMG Francisco Carlos Félix Lana, coordenador da BVS Enfermagem Brasil e BVS Enfermería Internacional, lembrou que esta é a segunda vitrine da BVS, a primeira é sobre a História da Enfermagem. “É importante destacar que o processo de construção dessas vitrines, mais do que difundir materiais, tem oportunizado uma importante perspectiva de organização e sistematização. É um processo de atualização da própria BVS, implica na revisão de escritores, fluxos de indexação de materiais não convencionais. A construção dessa vitrine vai brindar a comunidade cientifica de enfermagem e de saúde com um material de excelência”.

A diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares parabenizou toda equipe que tem se empenhado muito na BVS e destacou a importância da vitirine. “É um momento histórico, a Enfermagem tem feito muito e dar visisibilidade a todo conhecimento é exatamente o que a vitrine esta fazendo. Fica o meu apreço, reconhecimento e gratidão por essa construção desse projeto inovador”, destacou a diretora.

A Gerente dos Serviços Cooperativos de Informação (SCI) e da Produção de Fontes de Informação (PFI), Verônica Abdala, explicou que a vitrine do conhecimento é uma fonte de informação da BVS que aplica metodologia desenvolvida pela BIREME, com o objetivo de destacar conteúdos relevantes a uma temática. "Em geral os conteúdos são selecionados da coleção da BVS e apresentados de maneira organizada e agrupados por grandes tópicos (categorias)”.

Ela pontuou que todos os conteúdos de informação destacados na vitrine devem estar registrados na coleção BVS e que a "definição? " indicação das fontes de informação, assim como os tipos de conteúdo relevantes para o tema da vitrine devem ser indicados por especialistas conhecedores da temática.

Vitrine do conhecimento site2A professora da Escola de Enfermagem da UFMG Allana Dos Reis Corrêa, coordenadora da vitrine Enfermagem e Covid-19 e membro da secretaria Executiva da BVS Enfermería, apresentou o site e destacou que a vitrine é uma construção em constante atualização.

São seis destaques: Informações científicas, que atualmente conta 879 produções científicas; Produções didáticas e de comunicação; Cursos on-line; Trabalho da enfermagem; Documentos técnicos e Projetos de pesquisa em desenvolvimento. Além disso, há também áreas específicas do Cuidar de Saúde e Enfermagem com estratégias de busca. Está sendo construída ainda uma área com as informações dos países da América Latina e Caribe que compõem a BVS Enfermería. “É importante que todos os países se empeorganizem para ajudar a aumentar a participação e os materiais relevantes e direcionadores do trabalho de enfermagem”.

“A proposta maior dessa vitrine não é só mostrar o que produzimos, é mostrar que essa produção é qualificada, essencial e impacta diretamente na prática. Essa é a grande relevância”, ressaltou Allana.

Também participaram do lançamento a professora Silvia Cassiani, Assessora Regional de Enfermagem e Técnicos de Saúde da OPAS/OMS; professora Maria Helena Marziale, Presidente do Conselho Diretor da Revista Latino-americana de Enfermagem, Coordenadora da REV@ENF coleção de revistas de Enfermagem SciELO / Biblioteca Virtual de Saúde - Enfermagem; Olivia Sanhueza, presidente da Aladefe e Lázaro Henrnández, editor da Revista cubana de Enfermería e membro do Comitê Internacional  de Validação de periódicos no âmbito da BVS.

Assista neste link o lançamento da vitrine disponível no canal do YouTube da Organização Pan-Americana da Saúde