Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Webinar abordará direitos autorais na produção de materiais didáticos

integracao docente2Os cuidados para utilização de imagens e vídeos e os mecanismos de proteção dos direitos dos autores de materiais didáticos serão abordados em webinar ofertado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) na próxima quarta-feira, 29, das 14h às 16h.

Com transmissão pelo canal do Caed no YouTube e tradução simultânea em Libras, a capacitação será ministrada pelo assessor pedagógico Ramiro Barboza, advogado, bacharel em Direito e em História pela UFMG, mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei e doutorando em Direito Público pela PUC Minas). Ramiro é autor do curso de extensão Noções básicas de direitos autorais e do guia associado, disponibilizados pelo Caed.

Capacitação docente
O treinamento é o quinto da série promovida pelo Caed, que integra as ações do Programa Integração Docente, destinado à capacitação dos professores da UFMG para a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino remoto emergencial, adotado pela Universidade em função da pandemia de covid-19.

Os anteriores, disponíveis no site da iniciativa, trataram do Moodle, suas funcionalidades e integração com o diário de classe, a produção de videoaulas com smartphones e o uso do Microsoft Teams para as aulas síncronas.

A iniciativa também disponibiliza tutoriais e guias, promove fóruns sobre os impactos da pandemia nas atividades de ensino e presta outras formas de apoio ao corpo docente.
(Com Centro de Comunicaão da UFMG)