Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Lançadas chamadas de inclusão digital para estudantes do Coltec, indígenas e quilombolas

Estudantes indígenas, quilombolas e do Colégio Técnico (Coltec) também serão beneficiados pela política de inclusão digital da UFMG, que visa instrumentalizar o corpo discente para acompanhar as atividades do ensino remoto emergencial em meio à pandemia de covid-19. Na última sexta-feira, dia 17, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e a direção do Coltec lançaram chamadas que beneficiam os três grupos.

No caso dos estudantes indígenas e quilombolas, o objetivo é conceder auxílio financeiro para aquisição de equipamento tecnológico de informação e de comunicação (notebook ou tablet) no valor único de até R$ 1,5 mil. Os interessados devem preencher os seguintes requisitos: residir em aldeias indígenas ou comunidades remanescentes de quilombos, estar cursando sua primeira graduação, estar regularmente matriculado e frequente em um dos cursos de graduação presencial da UFMG e ser classificado nos níveis I, II e III da Fump.

As inscrições, que devem ser feitas na área do aluno no site da Fump, ficam abertas até 31 de julho. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto.

Coltec
As inscrições para as duas chamadas lançadas pelo Coltec, em parceria com a Fump, serão abertas nesta segunda-feira, dia 20, também no site da Fundação, e seguem até 3 de agosto. Uma destinará recursos para contratação de serviços de internet e software e outra para empréstimo de notebook.

Estudantes não incluídos na Política de Assistência Estudantil do Coltec deverão solicitar avaliação socioeconômica por meio do preenchimento de questionário. Essa é uma condição necessária para definir sua situação de vulnerabilidade. O formulário preenchido e o protocolo de todos os documentos solicitados devem ser providenciados até as 24h do dia 30 de julho.

Inclusão digital
Cinco chamadas já haviam sido lançadas no âmbito da Política de Inclusão Digital da UFMG. Quatro são destinadas a estudantes de graduação, e uma se destina a estudantes de mestrado e doutorado. Elas preveem a concessão de auxílio para compra de equipamentos e softwares, contratação de serviços de internet, empréstimos de computadores e aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. Nesta segunda-feira, dia 20, termina o prazo de inscrições das chamadas abertas aos alunos de graduação.

Outras duas frentes da política de inclusão digital da UFMG são a campanha de apadrinhamento digital, coordenada pela Prae e pela Fump, e a reestruturação da rede de internet sem fio nas moradias universitárias.

(Com Portal da Fump)