Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Epidemiologista Wanderson de Oliveira ministra palestra sobre os desafios do SUS e a pandemia da Covid-19

Wanderson de Oliveira Foto Agência BrasilNa próxima sexta-feira, 10 de julho, às 19 horas, Wanderson Kleber de Oliveira, enfermeiro, egresso da EEUFMG, Epidemiologista e Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – de janeiro de 2019 a maio de 2020 vai ministrar palestra sobre "Os desafios do Sistema Único de Saúde: reflexões no enfrentamento da pandemia COVID-19". A atividade, que faz parte do marco dos 87 anos da Escola de Enfermagem da UFMG, será realizada no Zoom (acesse aqui) e será moderada pela diretora da Escola, professora Sônia Maria Soares.

Wanderson é doutor em epidemiologista com experiência em vigilância epidemiológica, investigação e gestão de emergências em saúde pública, análise de situação de saúde, sistemas de informação em saúde, gestão em saúde pública e comunicação de risco. Tem 22 anos de experiência em saúde pública. Participou da resposta nacional à Pandemia de Doença pelo Coronavírus (Covid-19), resposta ao Desastre em Brumadinho, à Reemergência do Sarampo como problema de saúde pública, com implantação da Estratégia "Movimento Vacina Brasil", regularização do fornecimento de medicamentos contra hepatites virais, realização da Expoepi 2019 e responsável pela mais ampla reestruturação da SVS/MS desde sua criação em 2003. Autor e coautor de artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia e Gestão Pública da Saúde. 

“Temos orgulho de mostrar como essa Escola segue enfrentando a pandemia da Covid-19 em condições totalmente adversas. A resposta da Escola de Enfermagem foi pautada em ações de extensão, pesquisa e treinamentos, com a geração de conhecimento. E mais uma vez respondeu de forma altiva e corajosa ao enfrentamento da pandemia ressaltando seu compromisso com os problemas emergentes da área de saúde. Em meio a pandemia, o nosso grande desafio de todos que integram a nossa Escola é marcar a nossa luta e reafirmar a nossa solidariedade à todos os profissionais de saúde que estão envidando esforços para atender a população, em especial, aos profissionais de enfermagem, muitas vidas já foram perdidas nessa luta incansável no combate ao coronavírus. Não podemos deixar de expressar a nossa solidariedade e respeito as famílias, que perderam seus entes queridos”, destaca a diretora Sônia Soares.