Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
20
21
22
23
24
29

Atividades virtuais marcam os 87 anos da Escola de Enfermagem da UFMG

Nesta terça-feira, 7, a Escola de Enfermagem da UFMG celebra seus 87 anos com atividades virtuais nos dias 7, 8 e 9 de julho. 

No primeiro dia, às 14 horas, no Instagram e Facebook da Escola, a diretora e vice-diretora, professoras Sônia Maria Soares e Simone Cardoso Lisboa Pereira prestam homenagem à Escola de Enfermagem. "É para todos nós que integramos esta instituição momento de muita emoção e de muita honra poder prestar esta homenagem como diretora da EE nesse momento tão especial e tão adverso, diante do enfrentamento da pandemia do COVID-19. Tenho certeza que estes 87 anos representam o esforço coletivo de várias gerações, que vem trabalhando com muito empenho e dedicação para edificar esta Escola. Estamos completando mais de 102 dias de trabalho remoto e temos orgulho de mostrar como essa Escola segue enfrentando a pandemia do covid-19 em condições totalmente adversas", ressalta Sônia Soares.

No dia 8, às 14 horas, será para colocar em prática as habilidades culinárias, a professora do Departamento de Nutrição, Rita de Cássia Ribeiro, ensinará a preparar um pão caseiro. Segundo a professora, a pandemia da Covid-19 alterou drasticamente o cotidiano do ir e vir despreocupado. "A insegurança passou a nos acompanhar, até mesmo nas idas à padaria para a compra de um singelo pãozinho. O vídeo apresenta uma técnica simples para o preparo do pão caseiro e nos convida a refletir a respeito das habilidades culinárias, tão exigidas nestes tempos de isolamento social. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, “dessas habilidades dependem o sabor, o aroma, a textura e a aparência que os alimentos in natura ou minimamente processados irão adquirir e o quanto eles serão apreciados pelas pessoas”.

Ainda no dia 8, às 19 horas, o tema será “Comunicação para a vida” em live no Instagram com a Especialista em Oratória Estratégica e Consultora em Comunicação e Gestão de Pessoas, Lívia Horta.

Na quinta-feira, 9, vídeos e homenagens de professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e egressos dos Cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde serão postados nas redes sociais da Unidade. Além disso, durante todo mês de julho, outras atividades virtuais estão previstas e serão divulgadas posteriormente.

No dia 10, às 19 horas, Wanderson Kleber de Oliveira, enfermeiro, egresso da EEUFMG, Epidemiologista e Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - 2019 a maio de 2020 vai falar sobre "Os desafios do Sistema Único de Saúde: reflexões no enfrentamento da pandemia COVID-19". A palestra acontecerá no Zoom (acesse aqui) e será moderada pela diretora da Escola, professora Sônia Maria Soares.