Calendário

Agosto 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Grupo de Pesquisa organiza oficina sobre construção de instrutivo de abordagem individual da obesidade no SUS

Foto final da oficina2Enfermeiros, médicos, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos, professores e gestores se reuniram em oficina online no dia 24 de junho, com o objetivo de validar o sumário do Instrutivo que visa apoiar os profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Especializada do SUS para o cuidado individual da pessoa com obesidade.

A atividade é vinculada ao projeto “Ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e manejo da Obesidade no Sistema Único de Saúde”, composto por ações de pesquisa e extensão e coordenado pela professora do Departamento de Nutrição, Aline Cristine Lopes.

De acordo com a professora, após elaborar um Instrutivo de Abordagem Coletiva para o manejo da obesidade no SUS, o Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG) iniciou a construção de um Instrutivo de Abordagem Individual da obesidade no SUS, dando continuidade à parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS).

Os participantes avaliaram coletivamente o sumário proposto para o Instrutivo de Abordagem Individual, que inclui referenciais teóricos, ferramentas de trabalho do SUS e habilidades profissionais relevantes para o manejo da obesidade. “Os participantes sintetizaram suas contribuições para a elaboração do material e a oficina foi finalizada com uma discussão coletiva sobre os componentes teóricos e práticos que guiarão a escrita do novo material”.

Com base nos resultados da oficina, o GIN dará continuidade à elaboração do material, fortalecendo sua parceria com o Ministério da Saúde na proposição de soluções baseadas em evidências científicas para problemas relevantes no campo da Alimentação e Nutrição no SUS.