Calendário

Julho 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Grupo de Pesquisa organiza oficina sobre construção de instrutivo de abordagem individual da obesidade no SUS

Foto final da oficina2Enfermeiros, médicos, nutricionistas, profissionais de educação física, psicólogos, professores e gestores se reuniram em oficina online no dia 24 de junho, com o objetivo de validar o sumário do Instrutivo que visa apoiar os profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Especializada do SUS para o cuidado individual da pessoa com obesidade.

A atividade é vinculada ao projeto “Ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e manejo da Obesidade no Sistema Único de Saúde”, composto por ações de pesquisa e extensão e coordenado pela professora do Departamento de Nutrição, Aline Cristine Lopes.

De acordo com a professora, após elaborar um Instrutivo de Abordagem Coletiva para o manejo da obesidade no SUS, o Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG) iniciou a construção de um Instrutivo de Abordagem Individual da obesidade no SUS, dando continuidade à parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS).

Os participantes avaliaram coletivamente o sumário proposto para o Instrutivo de Abordagem Individual, que inclui referenciais teóricos, ferramentas de trabalho do SUS e habilidades profissionais relevantes para o manejo da obesidade. “Os participantes sintetizaram suas contribuições para a elaboração do material e a oficina foi finalizada com uma discussão coletiva sobre os componentes teóricos e práticos que guiarão a escrita do novo material”.

Com base nos resultados da oficina, o GIN dará continuidade à elaboração do material, fortalecendo sua parceria com o Ministério da Saúde na proposição de soluções baseadas em evidências científicas para problemas relevantes no campo da Alimentação e Nutrição no SUS.