Calendário

Dezembro 2019
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Projeto da Escola de Enfermagem é selecionado para apresentação na 19ª edição da Jornada de Extensão

A 19ª edição da Jornada de Extensão vai ocorrer virtualmente no dia 7 de julho. O evento terá como tema InterAção: UFMG + Comunidade enfrentando os desafios de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, o tradicional encontro de estudantes, docentes, técnicos e comunidades vai ser transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade. Participantes que queiram obter certificado deverão se inscrever por meio de formulário específico.

A programação será aberta às 15 horas, e contará com apresentação musical de professores e alunos que integram o Centro de Musicalização Integrado (CMI). Vinculado à Escola de Música da UFMG, o CMI tem oferecido, na quarentena, atividades lúdicas e eventos de formação musical para crianças e adultos, utilizando plataformas digitais como Instagram e YouTube.

Experiências compartilhadas
Com a suspensão das atividades presenciais da UFMG, coordenadores revisaram processos e fluxos de trabalhos para atender à atual realidade. Nesse contexto, discentes passaram a ter um papel de destaque no enfrentamento e combate ao novo coronavírus. A partir das 15h15, algumas dessas ações serão apresentadas pelos próprios estudantes extensionistas.

No campo da saúde, Isabela de Caux Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da UFMG, vai apresentar sua experiência em projeto que tem atuado no apoio a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que estão na linha de frente no combate à Covid-19 em Minas Gerais. A coordenação do projeto é dos professores Francisco Carlos Félix Lana e Alexandra Dias Moreira D'Assunção.

Webconferência 2Com ajuda da tecnologia, ação da Escola de Enfermagem tem apoiado a atenção primária à saúde no interior de Minas

Na iniciativa, professores e alunos de graduação e pós-graduação utilizam dispositivos remotos diversos para alcançar essas comunidades. “O projeto vem possibilitando a integração entre ensino e serviços de saúde, auxiliando no apoio e organização da Atenção Primária à Saúde em municípios parceiros que combatem a pandemia”, ressalta a estudante.

Representando a Clínica de Direitos Humanos(CdH), vinculada à Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) da Faculdade de Direito, Luiza Nestor vai compartilhar o trabalho de gestão e organização de atividades virtuais para a defesa e promoção de direitos da população vulnerabilizada.

Já a bolsista Luana Bozi, participante do Carro Biblioteca, da Escola de Ciência da Informação (ECI), foi convidada para apresentar o recém-lançado projeto Rádio Janela. Durante a quarentena, a iniciativa vem levando música, cultura e informação a comunidades de Belo Horizonte, que, tradicionalmente, são atendidas pelo programa.

Às 16 horas, convidados e público vão participar de debate mediado pela professora da Faculdade de Odontologia e coordenadora do Centro de Extensão da Unidade, Maria Inês Barreiros Sena.

Outras informações sobre a programação podem ser obtidas aqui.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br
(Com Assessoria de Comunicção da Proex)