Hospital das Clínicas une ensino e assistência no combate à Covid-19

HC UFMG TRINAMENTONa linha de frente do combate à Covid-19, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh vem reforçando, neste período de pandemia, o seu caráter de hospital- escola, por meio da oferta de uma série de treinamentos para o aprimoramento da capacidade técnica do corpo clínico e dos residentes em áreas como fisioterapia, clínica médica, pediatria, ginecologia, infectologia, terapia intensiva e medicina de emergência.

“O ensino impacta diretamente a assistência no combate à Covid-19. Temos trabalhado para preparar o profissional de saúde para prestar um atendimento seguro e contribuir com a definição das melhores estratégias de diagnóstico, tratamento e acompanhamento”, afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, Fabiana Kakehasi. O HC tem 73 programas de residência médica e multiprofissional, cerca de 600 residentes de diversas áreas da saúde e 400 docentes.

Na Unidade de Atenção à Urgência do HC-UFMG, porta de entrada dos pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, 28 residentes do Programa de Residência em Medicina de Emergência recebem treinamento e capacitação para lidar com situações de crise, catástrofes e pandemias, como é o caso da Covid-19.

“A importância do hospital universitário na capacitação e formação de recursos humanos de saúde é extrema. Já formamos 16 médicos emergencistas, quatro deles foram admitidos recentemente no concurso emergencial da Ebserh para o enfrentamento do novo coronavírus. Além disso, foram desenvolvidos diversos protocolos, como o de intubação orotraqueal para os profissionais da assistência, com o auxílio dos residentes. Temos ainda vários projetos de pesquisa em desenvolvimento”, afirma o coordenador da Residência em Medicina de Emergência, o médico emergencista e intensivista Marcus Vinícius Melo de Andrade.

Multiprofissionais
Residentes multiprofissionais receberam treinamento de paramentação e desparamentação para desenvolver suas atividades, sob a supervisão direta de um preceptor ou tutor. Os residentes da fisioterapia – umas das áreas mais demandadas no momento – receberam, ainda, capacitação específica sobre oxigenoterapia e ventilação mecânica, sobre aplicação do uso de dispositivos, filtro e umidificador no circuito de ventilação mecânica do paciente e treinamento de aspiração por sistema fechado.

“A atuação na pandemia possibilitará uma experiência peculiar na assistência, pautada em evidências científicas, demandará frequente atualização de conhecimentos teórico-práticos e a oportunidade de vivenciar a inserção na gestão com processos de trabalho em constante mudança e desenvolvimento de novas pesquisas”, ressalta a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HC-UFMG, Marcella Guimarães Assis.

Várias frentes
Capacitar a equipe de saúde do Hospital das Clínicas da UFMG para ofertar um cuidado seguro e qualificado aos pacientes suspeitos ou confirmados, por meio do conhecimento de mudanças nos fluxos de atendimento e rotinas assistenciais específicas para o novo coronavírus, é uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela Divisão de Enfermagem. Desde o registro dos primeiros casos da infecção em Belo Horizonte, já foram realizados diversos treinamentos para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais.

“A oferta de capacitações contribuiu para que os profissionais se sintam mais seguros para prestar atendimento em casos suspeitos ou confirmados, o que, por sua vez, qualifica o cuidado prestado”, afirma a coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Thaís Oliveira.

Foram realizados treinamentos sobre as seguintes temáticas: Atendimento à parada cardiorrespiratória; Intubação orotraqueal e oxigenoterapia em Covid-19; Medidas de prevenção do novo coronavírus e higienização das mãos; Paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual em situações de Covid-19; Cuidados com o corpo após a morte de pacientes suspeitos ou diagnosticados com Covid-19; Transporte intra-hospitalar de paciente suspeito ou confirmado de Covid-19 e Coleta de amostra de swab e aspirado traqueal em paciente suspeito ou confirmado de Covid-19.

Cuidados redobrados
Em meio à pandemia, o Colegiado Executivo determinou a suspensão das capacitações presenciais, exceto nos casos das relacionadas à infecção. Todas foram ministradas para um número reduzido de profissionais, preferencialmente nas unidades de trabalho, respeitando todas as orientações sobre o distanciamento social, uso de máscaras e higienização dos materiais e equipamentos utilizados.

Além disso, foram adotadas metodologias de ensino não presencial, com o apoio do Centro de Telessaúde, com base na produção de vídeos educativos com orientações sobre pontos críticos para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados.
(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)