Calendário

Dezembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Gripe Espanhola em BH é tema de evento online nesta sexta-feira

gripe espanhola
A segunda edição do Cemef Convida Online ocorre às 14h desta sexta-feira, 19 de junho, com o tema “A Gripe Espanhola e a cidade de Belo Horizonte (1918): uma experiência de pesquisa nos acervos e coleções”. O evento é uma parceria entre o Centro de Memória da Medicina da UFMG (Cememor), o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer da UFMG (Cemef) e o Centro de Memória da Enfermagem da Universidade (Cemenf).

A convidada para discutir a temática é a professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, Anny Jackeline Torres Silveira, que também é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A videoconferência tem tradução simultânea em Libras, realizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI).

“O propósito é pensar esses eventos sanitários em perspectiva histórica. Refletir sobre as ações de homens e mulheres no tempo: que escolhas realizaram, como enfrentaram as circunstâncias, que saberes mobilizaram”, explica a coordenadora Acadêmica do Cemef, Meily Assbú Linhales.

De acordo com ela, o evento também visa problematizar os acervos históricos que guardam essas histórias e memórias, tornando sempre ativa a reflexão sobre a preservação patrimonial. “Vivemos tempos graves de apagamento e de descaso em relação aos vestígios do passado”, afirma.

Devido ao distanciamento social, o Cemef Convida Online ocorre no formato de videoconferência, na plataforma Zoom e é aberto ao público, com emissão de certificado aos participantes.

O link do evento será disponibilizado no site e na página do Facebook do Cemef, 30 minutos antes da videoconferência.
(Com Centro de Comunicação da Faculdade de Mdicina da UFMG)