Calendário

Novembro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Seminário online compartilha experiências sobre a metodologia Lean no contexto da pandemia da Covid-19

cartaz seminario siteCom o objetivo de dialogar com profissionais atuantes em serviços de urgência e emergência sobre o uso da metodologia Lean no contexto da pandemia de COVID-19, será realizado um seminário online no dia 24 de junho, às 19h30, ministrado pela Chefe da Unidade de Atenção à Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas da UFMG, Melissa Prado de Brito; enfermeira e assessora da diretoria do complexo de urgência da Rede Fhemig, Cíntia Carvalho e pelo superintendente do Hospital Metropolitano Odilon Behrens do Hospital Municipal Odilon Berhens, Danilo Borges Matias.

A coordenação é das professoras Karla Rona da Silva, do Departamento de Gestão em Saúde e Allana dos Reis Correa, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Melissa Brito explica que a metodologia Lean consiste em uma abordagem sistemática de identificação e eliminação de desperdícios dos processos, com foco principal em agregar valor para o cliente, buscando a melhoria contínua. "Aplicando essa metodologia nos serviços de saúde é possível alcançar como resultado o aperfeiçoamento da jornada do paciente, através da implementação de estratégias de gestão para otimizar a eficiência dos processos e agilidade dos fluxos, incluindo a alocação adequada dos recursos no sentido de reduzir ineficiências e desperdícios na utilização da capacidade disponível".

Os interessados em participar do evento devem enviar nome completo e email para o email do Cenex da Escola de Enfermagem da UFMG (cenex@enfufmg.br) até as 15 horas do dia 23 de junho. As vagas para a sala virtual são limitadas, mas quando exceder, os demais interessados poderão assistir uma transmissão da sessão por streaming (semelhante às lives do Youtube, mas sem envio de perguntas, uso microfones e câmeras).